03 de maio de 2024

Projeto Cozinhalimento realiza oficinas em Limeira

PARCERIA

Projeto Cozinhalimento realiza oficinas em Limeira

A Prefeitura de Limeira, por meio de um convênio com o Governo Estadual, promove nesta semana, oficinas do projeto Cozinhalimento. As atividades, com a participação de 120 alunos no total, são ministradas na sala de gastronomia do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), localizado no NAC (Núcleo de Atendimento ao Cidadão).

Na quinta-feira (18), os participantes receberam informações sobre o aproveitamento integral dos alimentos, alimentação saudável e congelamento de comidas e salgados. Eles também aprenderam como montar saladas de potes e outras receitas, como antepasto com casca de banana, tabule, bolo de abóbora com calda de chocolate, doce de banana e chá de abacaxi. “Já participei de outros cursos, quero produzir para a família e comercializar”, comentou Rosa Busquim, de 60 anos.

Nesta sexta-feira (19), a vice-prefeita Erika Tank e a presidente do Ceprosom Maria Aucélia Damaceno acompanharam as oficinas de pães caseiros e bolos de pote. “Este projeto promove a capacitação na área da culinária, além de possibilitar a geração de renda, por meio do empreendedorismo. Agradecemos ao Estado por esta parceria”, destacou Erika Tank.

As atividades foram ministradas pelas nutricionistas Caroline Santos e Meire Pereira da Silva. Atento às explicações, José Ribeiro dos Santos, de 66 anos, disse que a culinária é sua vocação. “Sempre gostei de cozinhar, agora como aposentei, posso aperfeiçoar as técnicas para complementar minha renda”, afirmou.

SOBRE O COZINHALIMENTO

Limeira recebeu, em dezembro de 2023, um investimento da ordem de R$ 80 mil para a aquisição de diversos utensílios e eletrodomésticos de cozinha. A ação integrou o projeto Cozinhalimento, uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Fundo Social de Limeira, Ceprosom e Governo Estadual. Iniciativa que também foi intermediada pelo vereador Helder do Táxi.