28 de abril de 2024

Ceprosom e FCA lançam o Pré-Vestibulinho Jataí; inscrições já estão abertas

GRATUIDADE

Ceprosom e FCA lançam o Pré-Vestibulinho Jataí; inscrições já estão abertas

Estudantes que estão no nono ano do Ensino Fundamental contam agora com o Pré-Vestibulinho Jataí, um curso preparatório para ingresso em escolas do Ensino Médio, como Cotil e Etec Trajano Camargo. A iniciativa é resultado de mais uma parceria entre a Prefeitura de Limeira, por meio do Ceprosom, e a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp.

O cursinho é gratuito e voltado exclusivamente a alunos de escolas públicas municipais. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo link bit.ly/cursinhojatai24. Nesse link, o candidato e seu responsável devem informar os dados pessoais e preencher um questionário, esclarecendo as motivações para requerer a vaga. Inscrições de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio também serão aceitas.

O período de inscrição termina em 1º de março. São 60 vagas, incluindo cotas étnico-raciais. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h50, no Centro Comunitário do Jd. Morro Azul, que fica na Rua Francisco Bisca, 121. Informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 97112-1509 com Lívia ou (35) 99191-8509 com Luíza, ou ainda, pelo Instagram @cursinhojatai

De acordo com a professora da FCA/Unicamp e coordenadora do Jataí, Josely Rímoli, a ideia é preparar os alunos que estão terminando o Ensino Fundamental para seguir os estudos em unidades de qualidade, sejam elas técnicas ou profissionalizantes. “Esperamos que os alunos de escolas públicas tenham uma boa formação durante o Ensino Médio”, frisou Josely.

Já a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, destaca que a nova parceria com a FCA/Unicamp pretende repetir o sucesso do Cursinho Pré-Vestibular Colmeia, que ao longo da última década, facilitou o acesso de inúmeros alunos de baixa renda ao Ensino Superior. “Como política afirmativa, tanto o Colmeia quanto o Jataí inserem-se no processo de desenvolvimento de potencialidades e construção da cidadania”, observou Aucélia.