25 de abril de 2024

Centro de Ressocialização faz doação de 2,5 toneladas de milho ao município

HORTA COMUNITÁRIA

Centro de Ressocialização faz doação de 2,5 toneladas de milho ao município

A Prefeitura de Limeira recebeu ontem (17) cerca de 2,5 toneladas de milho produzido na Horta Comunitária do Centro de Ressocialização (CR), que foram encaminhadas ao Banco de Alimentos do Ceprosom. A iniciativa conta com apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e é realizada em parceria entre a Prefeitura, Fundo Social de Limeira, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Poder Judiciário e o Instituto Ação Pela Paz.

O plantio ocorreu em outubro do ano passado, em área cedida pela Prefeitura por meio do advogado geral da União Luiz Augusto Zamuner, que esteve presente no evento. Foram produzidas mais de 5 toneladas de milho. Além da doação para o Banco de Alimentos, uma parte será consumida no próprio CR e outra será destinada à Penitenciária de Limeira.

Nesta primeira etapa do projeto, participaram 16 reeducandos, de forma voluntária. Eles passaram por capacitação para a realização dos trabalhos durante seis meses e receberão certificado. Secretário interino de Meio Ambiente e Agricultura, Vitor Bragotto afirmou que é gratificante ver que o projeto está sendo bem sucedido. “O momento da colheita é o resultado da dedicação de todos os envolvidos”, ressaltou.

“Foi um projeto bastante relevante e que atuamos bastante, em especial com todo o trabalho de capacitação e desenvolvimento do plantio”, afirma Simone Zambuzi, secretária de Meio Ambiente e Agricultura.

A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia dos Santos Damaceno, agradeceu a parceria e destacou que as doações já estão sendo destinadas a entidades. “Esse alimento chegará até a mesa de inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade social e contribuirá na garantia da segurança alimentar”, disse.

Juiz corregedor da Vara das Execuções Penais de Limeira, Guilherme Lamas ressaltou o caráter educativo do projeto e afirmou que as atividades contribuem para a ressocialização dos reeducandos. “Eles estão dando uma contribuição direta para a sociedade e com isso mostram que estão preparados para o retorno ao convívio”, disse.

O diretor técnico do CR, Fernando Gonçalves Pedro, contou que o dia a dia das atividades tem sido positivo. “Os reeducandos interagiram muito, alguns já estão operando de forma autônoma com os conhecimentos que assimilaram”. Pedro afirmou que o projeto deve ser continuado com outras turmas, que terão duração de seis meses, dando oportunidades a todos os reeducandos.

O prefeito Mario Botion afirmou que a participação da Prefeitura no projeto tem um caráter muito especial. O Poder Público, na avaliação dele, deve ter papel significativo em ações como essa e que apresentaram resultados excelentes, tanto no auxílio da reeducação dos detentos quanto na ajuda aos mais necessitados com o alimento colhido”, declarou. O prefeito ainda ressaltou que, desde 2017, no início do seu primeiro governo, a Prefeitura realiza parcerias de ações com o Centro de Ressocialização.