02 de maio de 2024

Estudantes fazem visita monitorada ao Viveiro de Mudas

HORTO FLORESTAL

Estudantes fazem visita monitorada ao Viveiro de Mudas

Mais de 100 pessoas, entre alunos e gestores, da Emeief Dr. José Carvalho Ferreira, do Jd. Ipiranga, participaram na última sexta-feira (5) de uma visita técnica monitorada ao Viveiro de Mudas do Horto Florestal.

Os estudantes conheceram todo o processo de produção de mudas, desde a quebra de dormência das sementes, a semeadura, o preparo do substrato orgânico que nutre as mudas e o posterior plantio. Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de plantar hortaliças para levar para casa.

A visita ainda trouxe orientações técnicas sobre a importância da arborização, a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, a manutenção de áreas florestadas para a formação das águas que compõem as bacias hidrográficas e a regulação do clima.

O município de Limeira foi certificado em 2023 com o selo VerdeAzul e o selo Município Agro de sustentabilidade e boas práticas ambientais e isso devido especialmente ao contínuo e permanente trabalho focado na área de Educação Ambiental realizado.

Com capacidade de produção em torno de 1.100 mudas por mês e outras 35 mil mudas com disponibilidade imediata para o plantio, o viveiro conta com mais de 90 espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, sendo responsável pela recomposição de áreas degradadas e pela arborização urbana da cidade.

Como membro do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), o viveiro de Limeira também fornece mudas para outros municípios membros do PCJ, hoje presidido pelo prefeito Mario Botion.

AGENDAMENTOS

Com o início das atividades em 2024, grupos escolares, dentre outros, podem realizar o agendamento de atividades educativas pelo telefone 3442-7418 (ramal 104), ou pelo e-mail adriana.muller@limeira.sp.gov.br