28 de abril de 2024

Limeira lança projeto que incentiva plantio de árvores com reflexos na produção de água

MEIO AMBIENTE

A Prefeitura de Limeira lançou o projeto “Plantando árvores, produzindo água”, com o objetivo de alcançar indicadores de sustentabilidade – que, hoje, são marca da gestão do prefeito Mario Botion. A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. “O ato de plantar árvores resulta em diversos benefícios para o ambiente e para toda a população”, afirma Botion.

Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi ressalta que, entre os benefícios da arborização, destacam-se a redução dos efeitos das mudanças climáticas e a produção de água que abastece os rios. “As árvores são fundamentais para todas as nossas atividades diárias”, enfatiza Simone. Segundo ela, em 2023, nove mil árvores foram plantadas no município.

Ainda de acordo com Simone, o projeto “Plantando árvores, produzindo água” é uma política pública de ação constante para preservar, conservar e recuperar áreas rurais e urbanas do município. “Com extensa rede hidrográfica, alcançando em torno de 600 km de cursos d´água, Limeira tem localização geográfica estratégica para abastecer a Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacia PCJ)”, pontua.

Em Limeira, as ações de plantio e doações de mudas seguem critérios técnicos específicos, como a preferência para espécies nativas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, além de regras para arborização nas vias públicas do município, conforme prevê a legislação municipal. Neste mês, diversos drives de doação de mudas são realizados pela cidade. “Essa iniciativa será permanente ao longo do ano”, enfatiza Simone.

Desde o início do mês, 178 mudas já foram doadas nos drives da zona rural e urbana de Limeira. Entre as espécies arbóreas, estão: Araçá, Graviola, Nêspera, Grumixama, Pitanga, Acerola, Manacá, Quaresmeira, Ipê amarelo, Ipê Branco, Ipê Roxo, Ameixa, Cereja do Rio Grande, Castanha do Maranhão, Oiti, Uva Japonesa e Cabeludinha.

Simone Zambuzi reforça que as mudas de árvores frutíferas ou ornamentais também podem ser retiradas diretamente no Viveiro Municipal de Mudas, localizado na Rua Prof. Nestor Martins Lino, 206 (Marginal Tatu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e das 12h às 15h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3442-9628.

Já para a área rural do município, as mudas estão disponíveis no Viveiro do Horto Municipal, na Via Prefeito Jurandyr Paixão de Campos Freire, km 4, das 9h às 15h. Para informações, o telefone é 3441-0005.

DRIVES

Os próximos drives de doação de mudas, de compostos orgânicos e orientações técnicas para a importância da arborização urbana, regulação do clima e conservação e preservação das águas acontecem em diferentes pontos da cidade. Confira o cronograma:

Quarta-feira (20), das 9h às 12h, no Pires de Baixo (rotatória – Igreja Luterana);

Quarta-feira (20), das 15h às 17h, no Parque Cidade, junto à Feira do Produtor Rural;

Quinta-feira (21), das 8h às 13h, no Parque Cidade;

Segunda-feira (25), das 8h às 13h, na Praça Toledo Barros;

Quarta-feira (27), das 8h às 13h, na Praça da Bíblica (Rua Euclides Xavier de Lima, Vila Anita);

Quarta-feira (27), das 9h às 12h, no Bairro do Parronchi (Base do Pelotão Ambiental);

Quarta-feira (27), das 15h às 17h, no Parque Cidade, junto à Feira do Produtor Rural.