28 de abril de 2024

Prefeitura oferece curso gratuito sobre compostagem

SUSTENTABILIDADE

Prefeitura oferece curso gratuito sobre compostagem
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com o Sindicato Rural de Limeira e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizarão na próxima quarta (27) e quinta-feira (28), das 8h às 17h, no Viveiro Municipal de Mudas, localizado no Horto Florestal, o curso gratuito de “Olericultura Básica - Compostagem”. A iniciativa é aberta a todos os interessados, em especial aos produtores rurais. Para participar é necessário realizar a inscrição até terça-feira (26), através do telefone (19) 99814-1733. Os participantes receberão certificado.

O treinamento oferecido integra uma série de capacitações oferecidas pela pasta para técnicos e colaboradores. De acordo com a secretária, Simone Zambuzi, a capacitação é importante “e fortalece o trabalho já realizado na área, uma vez que produzimos compostos orgânicos oriundos de podas de árvores do município que estão disponíveis para retirada da população nos viveiros e nos eventos”.

A compostagem consiste em acelerar e direcionar o processo natural de decomposição de materiais orgânicos, empregando técnicas para reproduzir condições ideais, visando maximizar a eficácia do procedimento. A capacitação tem o intuito de capacitar os interessados a realizar a compostagem utilizando os resíduos ou materiais disponíveis nas propriedades. Durante o curso, os participantes aprenderão sobre planejamento, escolha da área, materiais utilizados, condução e avaliação de processos de compostagem, além da utilização de compostos orgânicos.

SERVIÇO
O Viveiro Municipal de Mudas é localizado no Horto Florestal de Limeira, na via Prefeito Jurandyr Paixão de Campos Freire, km 4.