28 de abril de 2024

Servidores são capacitados sobre projeto de hortas pedagógicas

Servidores são capacitados sobre projeto de hortas pedagógicas
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou na semana passada a capacitação de servidores de 42 unidades de ensino municipal sobre a implantação e a manutenção de hortas pedagógicas. A iniciativa é uma continuidade do projeto Horta Educativa que acontecia em parceria com o Governo Estadual e o Fundo Social de Limeira. A proposta integra o programa Município Agro e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável da agricultura urbana e periurbana.

Dentre os temas abordados, os participantes receberam orientações técnicas sobre a implantação de hortas, tais como a escolha do local adequado, o planejamento quanto ao plantio de hortaliças, o preparo dos canteiros, a formação de bandejas, técnicas de manejo (irrigação, adubação, controle de pragas e doenças) assim como a colheita. As hortas já implantadas nas escolas municipais recebem acompanhamento técnico da pasta.

O projeto “Hortas Pedagógicas” possui como intuito o fortalecimento de estratégias de promoção à segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar. Além disso, as hortas desempenham um papel crucial na educação, proporcionando uma plataforma para o aprendizado prático, o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, além de garantir uma maior consciência ambiental e alimentar entre os alunos.

Além do projeto das Hortas Pedagógicas, a partir da assistência técnica oferecida pelo Departamento de Extensão Rural oferecida pela secretaria, é possível a implementação, através do processo de Gestão Compartilhada, a adoção de áreas verdes para iniciativas das chamadas Hortas Urbanas, que por meio da metodologia dos Sistemas Agroflorestais, proporciona atividades de conscientização ambiental e alimentos de qualidade para os envolvidos.

“Um dos principais exemplos de sucesso que temos nesse sentido é a Horta Urbana do Centro de Ressocialização, que conta com mais de 10 mil metros quadrados, onde conseguimos capacitar os reeducandos e fornecer alimentos para entidades e famílias assistidas pelo Banco de Alimentos”, destacou a secretária Simone Zambuzi.