29 de abril de 2024

Limeira lança campanha de conscientização de nutrição materna

GERANDO SAÚDE

Limeira lança campanha de conscientização de nutrição materna

A Prefeitura de Limeira lançou a campanha “Gerando Saúde”, que terá como foco, neste momento, a nutrição materna. O objetivo é conscientizar a população, em especial as futuras mães, sobre os cuidados na alimentação e como isso reflete na gestação. As ações de sensibilização serão realizadas nos meios digitais da Prefeitura.

“Essa é uma campanha idealizada pela Diretoria de Atenção Primária, da Secretaria de Saúde, com foco na saúde das gestantes” afirma o prefeito Mario Botion. “Uma iniciativa extremamente importante que reforça as ações para garantir qualidade de vida à população, em especial as mulheres”, observa a vice-prefeita Erika Tank.

ORIENTAÇÕES

“A alimentação durante a gestação deve ser saudável, variada, natural e simples. Devemos aumentar o consumo de alimentos in natura, como legumes e frutas, proteínas, leite e seus derivados, e tomar muita água”, orienta a nutricionista do Programa de Suporte à Saúde, Lilia Maria Alves Gomes. “Assim, a gestação será tranquila e o bebê vai se desenvolver com bastante saúde”, enfatiza.

As principais orientações da Secretaria de Saúde são:

– Fazer, pelo menos, três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e duas refeições menores por dia, evitando ficar muitas horas sem comer;

– Evitar frituras ou adicionar açúcar nas bebidas;

– Comer, diariamente, legumes, verduras e frutas da época;

– Consumir alimentos ricos em ferro para prevenir anemia;

– Evitar refrigerantes e sucos artificiais, macarrão instantâneo, chocolates, doces, biscoitos recheados e outras guloseimas no dia a dia;

– Evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras, que contribuem para o aumento do peso e do colesterol, hipertensão, e aumentam desconfortos como azia, enjoos, vômitos, entre outros malefícios;

– Beber, no mínimo, dois litros de água por dia;

– Evitar café e chás (mate ou preto);

– Não utilizar bebidas alcoólicas durante a gestação;

– Não consumir líquidos durante as refeições para evitar enjoos e azia.