20 de maio de 2024

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura Municipal de Limeira é composta por representantes da Administração Pública Municipal Direta e por servidores municipais eleitos, e tem como missão a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do servidor público municipal.

Os servidores públicos estatutários e celetistas poderão candidatar-se a membro eleito da CIPA, conforme Decreto Municipal nº 454/2013 e suas alterações.

A CIPA tem como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos.

Participar, em conjunto com as Divisões de Medicina e de Segurança do Trabalho, da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados.

Requisitar ao Poder Executivo e analisar as informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos servidores, inclusive onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos mesmos.

Verificar periodicamente os ambientes e condições de trabalho visando identificar situações que venham trazer riscos à segurança e saúde dos trabalhadores. Orientar os trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.