Notícias
DESENVOLVIMENTO RURAL
Feira do Produtor Rural é inaugurada no Jardim Santo André
11/10/2017 | 13h15
Feira do Produtor Rural é inaugurada no Jardim Santo André

A Feira do Produtor Rural, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio da Prefeitura de Limeira e do Sindicato Rural de Limeira, foi inaugurada ontem (10) na Rua Albino Buzolin, no Jardim Santo André. A iniciativa, que valoriza a agricultura familiar, é resultado de um programa desenvolvido pelo Senar com objetivo de capacitar o produtor a comercializar seus produtos. “O que buscamos é prosperidade para os nossos cidadãos e este é um momento importante para nós. Logo no começo do ano iniciamos uma nova Feira do Produtor, na região do Limeirão. Agora estamos no Jardim Santo André e a meta é ampliar esta atividade para outros bairros, como consta em nosso plano de governo”, destacou o prefeito Mario Botion.

A capacitação gratuita teve a duração de 272 horas de treinamento nas áreas de formação e organização de equipe, normas e procedimentos adequados para a feira, construção dos estandes de bambu, planejamento de produção, preparo adequado dos produtos, técnicas de venda, exposição de mercadorias, controle e gestão do negócio. “Começamos este projeto em março com o objetivo de preparar o produtor rural para uma nova forma de agregar valor para a venda dos seus produtos. O programa também mostrou a importância da união dos pequenos produtores ruras e de se trabalhar melhor a questão do planejamento de produção para que eles tragam produtos que atendam a demanda do mercado local”, disse o instrutor do Senar, Sérgio Sakai.

A Feira do Produtor Rural, localizada ao lado do Ginásio Domingos de Felice, será realizada todas as terças-feiras, das 17h às 21h. Ela conta com 10 estandes com produtos variados, como verduras, legumes, frutas, além de alimentos produzidos artesanalmente. “É uma grande oportunidade porque abre um canal de comercialização onde o agricultor familiar tem mais um local para diversificar a sua renda”, ressaltou o produtor rural, Edmar de Figueiredo. “A capacitação foi ótima, tivemos informações sobre vários assuntos e hoje estamos mais preparados para atender o mercado”, comentou o produtor rural, Jônatas Henrique Olivieri.

O programa destaca a relação de confiança entre o produtor e o consumidor. “A feira permite que a população tenha um contato direto com os produtores locais que produzem e vendem seus produtos em Limeira. Os produtores também conseguem agregar mais valor à produção e desenvolver o potencial empreendedor”, comentou o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo. “É um trabalho que mostra claramente como podemos agir para levar um projeto até a população. Os produtores foram capacitados pelo Senar e percebemos todo o envolvimento deles ao longo do processo. Estamos felizes com o resultado e com mais uma feira para a população”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall.

Durante a inauguração, o pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, padre Gilmarcos da Silva Teixeira, fez uma benção aos produtores rurais. A cerimônia também contou com a presença dos secretrários Edison Moreno Gil (Chefe de Gabinete), José Farid Zaine (Cultura), Antonio Peres (Comunicação Social), do presidente da Câmara de Limeira, José Roberto Bernardo (Zé da Mix), e do vereador Mir do Lanche.

Serviço:

Feira do Produtor Rural

2ª feira – próximo ao Estádio do Limeirão (Rua Dr. Belmiro Fanelli, n°342, Jd. Canaã)

3ª feira – próximo ao Ginásio Domingos de Felice (Rua Albino Buzolin, Jd Santo André)

4ª feira - Parque Cidade (Rua João Kühl Filho, Vila São João)

Notícias recomendadas para você
BUSCAR NOTÍCIAS