Notícias
CEMA
Prefeitura inaugura nova sede para atender autistas
02/04/2018 | 21h00
Prefeitura inaugura nova sede para atender autistas

O prefeito Mario Botion inaugurou no início da manhã desta segunda-feira (2) as novas instalações do Centro de Especialidades Municipal do Autista (Cema), espaço voltado para atendimento desse público. O novo local fica em um amplo imóvel na Rua Alagoas, Vila Cláudia. O Cema atualmente atende 28 pacientes, de 3 a 40 anos, diagnosticados com o Transtorno do Especto Autista (TEA). O evento teve a participação de Maria Celina Marcon, fundadora e ex-presidente do órgão. O Cema completará 25 anos no dia 3 de maio deste ano.

O serviço dispõe agora de um espaço para estimulação pedagógica infantil e salas de oficinas para adultos. O Cema apresenta uma equipe de 17 profissionais, com técnicos nas áreas de Fisioterapia, Serviço Social e Psicologia. Em média, os pacientes permanecem quatro horas no local.

O Cema contempla um novo tipo de atendimento voltado para o autista e previsto na lei 12.764. O modelo apresenta o tripé Caps I, Cema e Educação. Além da presença dos pais nesse processo. No Caps I, ocorrem terapias, enquanto no processo educacional os autistas estão inseridos na proposta de inclusão, conforme explica a coordenadora do Cema, Benedita Aparecida Faustino. “O objetivo do trabalho é estimular o autista a desenvolver atividades de vida prática”, relata.

Também presente na inauguração, o secretário interino de Saúde, Edison Moreno Gil, destacou o esforço do governo Botion de melhorar o atendimento para os autistas. “A nossa proposta é continuar avançando”, observou.

“Estamos desde o início da gestão agindo com clareza e objetividade nessa questão de fundamental importância”, declarou o prefeito Mario Botion. “Vamos continuar avançando para termos algo ainda melhor para esse público”, disse.

Também participaram da inauguração, o secretário Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), gestores da Secretaria de Saúde, além de toda a equipe de profissionais do Cema e pais dos autistas.

Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias recomendadas para você
BUSCAR NOTÍCIAS