19 de maio de 2024

Bairro dos Pires e Loiolas

O Bairro dos Pires é um bairro rural formado há mais de 140 anos, constituído por descendentes de alemães em sua maioria, fato que o individualiza e distingue das demais áreas rurais do Município de Limeira. O nome do bairro se deve à família Pires, que já antes de 1850 era grande proprietária de terras desta região do município. Em 1856, Francisco José Pires, conhecido como ?Chico Pires?, vendeu a área um grupo formado por 15 ex-colonos saídos das Fazendas São Jerônimo e Sete Quedas, sendo estes os primeiros imigrantes alemães vindos de Holstein, norte da Alemanha, a se estabelecerem no bairro. A cultura do café predominou de 1856 até por volta de 1935, quando houve uma grande depressão mundial e o consequente abandono do trato dos cafezais. Surge a partir daí as culturas de laranja e cana-de-açúcar. Consequentemente, a citricultura se consolidou como a principal atividade econômica dos moradores do bairro. O Bairro dos Pires foi rota de passagem e parada dos tropeiros às margens do Ribeirão dos Pires, vindos do sertão centro-oeste cuja passagem das comitivas com centenas de gado, causavam pânico e amedrontavam as crianças do bairro, que se escondiam em abrigos e cabanas durante a passagem da tropa. Atualmente, o bairro dos Pires, com 10 quilômetros de extensão e área de 650 alqueires, conta com um cemitério municipal, uma escola municipal de ensino fundamental, duas igrejas luteranas, além de armazéns e bares. Levantamento realizado pela Prefeitura de Limeira no final de 2013 e início de 2014 apontou para um total de 12.960 pessoas que frequentam o Bairro dos Pires e Lopes, dos quais 23% são de outros Municípios. Com destaque para Americana. Na seqüência vêm Campinas e Sumaré. A lista inclui: Cordeirópolis, Araras, Jacareí, São Paulo, Santa Gertrudes, Piracicaba, Ribeirão Preto, Leme, São Bernardo, Santa Bárbara do Oeste, Iracemápolis, Suzano, Barueri, Itapetininga, São José dos Campos, Rio Claro, Nova Odessa, Botucatu, Taboão da Serra, Ibaté, Sorocaba, Paulínia, Santo André, Porto Ferreira, Araraquara, Andrada, Poços de Caldas, Santos, Rio de Janeiro, Paraíso, Cosmópolis e Leme.