Notícias
CAMPANHA
Alívio na pandemia e parceria fortalecem Outubro Rosa
01/10/2021 | 22h49
Alívio na pandemia e parceria fortalecem Outubro Rosa

O Fundo Social de Limeira, a Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho), a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa  e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), abriram no final da tarde desta sexta-feira (1) a campanha Outubro Rosa.

O evento foi realizado na Praça "Professor Antônio de Queiroz", na frente da  escola Senal "Luiz Varga". O coral da Alicc e a banda marcial do Senai abrilhantaram a solenidade com apresentações musicais. 

O Outubro Rosa é uma campanha de prevenção ao câncer de mama. A campanha, que será realizada por todos os cinco parceiros, terá como finalidade principal estimular a mulher a realizar exames de mamografia, que serão realizados na Policlínica, na Santa Casa e no AME. O Fundo Social está à  frente da campanha neste ano.

Durante a campanha, serão ofertados 1.600 exames. O procedimento será facilitado em outubro, pois o encaminhamento poderá ser feito pelo corpo de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), não sendo mais necessário que a mulher passe antes por um médico.

 

PARCERIA

Fundada em 1996, a Alicc trabalha de forma incessante em ações preventivas e também no atendimento de pacientes com câncer e se transformou em uma referência na cidade quando se fala da doença. "Agradecemos muito o trabalho conjunto com o Fundo Social e com os demais parceiros", afirma Fernanda Nolasco Varga, presidente da Alicc.

A vice-prefeita Erika Tank elogiou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, pelo fato de o órgão estar à frente da campanha.  Ela também destacou o trabalho da Alicc, do prefeito Mario Botion e do secretário de Saúde, Vitor Santos, nesse trabalho. 

Erika lembrou ainda a ação que desenvolveu quando de seu mandato como vereadora de pleitear emenda parlamentar junto ao deputado Miguel Lombardi, para a aquisição de um aparelho mamógrafo com tecnologia digital. "Isso foi possível pelo trabalho do nosso deputado e do prefeito Mario Botion", cita. 

O presidente da Câmara Municipal, Sidnei Pascoto, elogiou o voluntarismo da Alicc no trabalho de mais de 25 anos que a entidade desenvolve em Limeira.

 

SAÚDE 

Roberta Botion mencionou a importância da presença de todas as instituições parceiras na campanha. Ela ainda fez referência ao trabalho da ex-presidente da Alicc, Emília Menconi Varga, que esteve a frente da entidade por vários anos. Dona Emília Varga também compareceu ao evento. 

A primeira-dama ainda destacou o contexto da atuação da saúde pública na campanha. "Nossa saúde pública está muito boa. É um orgulho muito grande que tenho do secretário (Vitor Santos) e do Mario (Botion)", observou. 

O prefeito também agradeceu o trabalho que a Alicc desenvolve na cidade, destacando o voluntarismo, o empenho e a dedicação de todos que lá atuam. Botion agradeceu ainda a vice-prefeita e o deputado Miguel Lombardi pela ação que resultou na compra do mamógrafo digital. 

Na sua fala, Botion ainda lembrou que é fundamental a existência da campanha Outubro Rosa, mas destacou que a mulher deve estar atenta o ano todo com a prevenção do câncer de mama. "Todo tempo é tempo de se cuidar", frisou. 

 

PANDEMIA

Secretário de Saúde, Vitor Santos, utilizou a palavra para dar boas notícias quanto à pandemia da Covid-19. "Felizmente, está passando. Perdemos muitas vidas, o que lamentamos, mas salvamos milhares", disse. "Até dezembro, creio que poderemos todos estar juntos novamente". disse. 

Médica do Centro de Oncologia de Limeira (COL), Ana Helena Macedo de Pádua, apresentou dados do impacto da pandemia em relação ao trabalho de prevenção de câncer e no atendimento na unidade ligada à Santa Casa. "Houve uma retração nos procedimentos, o que era esperado principalmente durante a primeira e segunda ondas da pandemia". 

"Imagino que agora estamos começando a normalizar os números, mas certamente teremos atendimentos de pacientes em situações mais avançadas da doença", lamentou. "O atendimento do médico em contato com o paciente, principalmente na oncologia, é fundamental".

O lançamento da campanha Outubro Rosa também teve a presença dos vereadores Isabely Carvalho, Mariana Calsa, Betinho, Lu Bogo, Terezinha da Santa Casa, Ju Negão e Tatiane Lopes, da presidente do Ceprosom, Aucélia Damasceno, do pastor Nilton Tomazine (Igreja Presbiteriana) e do diretor do Senai, Mário Eduardo Cazão.


 

Serviço//

 

Exames de mamografia 

 

* 1.600 exames serão oferecidos

 

* Durante todo mês de outubro

 

* Idade recomendada: de 50 a 69 anos

 

* Acima de 40 anos, quando da necessidade de rastreio com levantamento clínico e de histórico familiar 

 

* Exames serão realizados na Policlínica (Av. Ana Carolina de Barros Levi, 220 - Centro) ,  Santa Casa (Av. Antonio Ometto, 675 - Vila Claudia)  e AME ( R. Jandira Antunes da Silva Rosa, 54 - Vila Claudia) 

* Exames para mulheres com deficiências: dia 14 (Policlínica)

* Horário: das 7h às 11h e das 12h às 16h

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde 

Notícias recomendadas para você
BUSCAR NOTÍCIAS