Notícias
MEIO AMBIENTE
Zoológico realiza soltura de tucano
01/06/2017 | 18h07
Zoológico realiza soltura de tucano

Profissionais do Zoológico Municipal e agentes do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram hoje (1º) a soltura de um tucano-toco (Ramphastos toco). A ação aconteceu no Zoo, local onde já foram avistados outros tucanos da mesma espécie. “Nesta região já temos uma população solta de tucanos que vem se alimentar nas proximidades, então vamos conseguir monitorar a ave durante um período para ver se realmente ela voltará à natureza”, explicou o chefe do serviço veterinário do Zoo, Danielo Mazon.

O tucano foi levado ao Zoo no ano passado por um munícipe. A ave, provavelmente sofreu um acidente, pois estava desidratada e desnutrida. Após ser avaliado pela equipe de veterinários, o tucano recebeu tratamento por meio de medicamentos, alimentação adequada e reabilitação para que ele pudesse retornar ao seu habitat.

O Zoológico realiza o trabalho de recuperação de animais em parceria com o Pelotão Ambiental. “A maioria dos animais chega por meio do Pelotão Ambiental, mas também recebemos resgates do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e de munícipes. Além da soltura deste tucano, neste ano fizemos a de um ouriço-cacheiro e de aves que foram apreendidas, como canário-da-terra, tico-tico-rei e papa-capim. Todos foram soltos após o laudo dos veterinários”, disse a bióloga Ana Cláudia de Abreu Sorg.

Notícias recomendadas para você