FUNDO SOCIAL DE LIMEIRA
Notícias
SOLIDARIEDADE
Prefeitura e Fundo Social lançam campanha que arrecada armação de óculos
19/10/2021 | 17h04
Prefeitura e Fundo Social lançam campanha que arrecada armação de óculos

O prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Roberta Botion, lançaram nesta terça-feira (19) o “Banco de Armação de Óculos”. O objetivo é arrecadar armações de óculos novas ou em bom estado de conservação, que serão doadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A arrecadação, recolhimento e triagem ficarão sob a responsabilidade do Fundo Social. Até o momento, 44 óticas aderiram à campanha e são pontos oficiais de recebimento das doações. 

O anúncio da campanha ocorreu durante coletiva de imprensa on-line, que contou com a participação da vice-prefeita, Erika Tank, e a presença do presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá, e do vereador José Roberto Bernardo, autor da lei que deu origem ao Banco de Armação de Óculos.

Botion destacou a importância da iniciativa, que beneficiará pessoas com restrições financeiras. Um dos critérios para ser beneficiário da campanha é estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e estar em situação de vulnerabilidade social. Além disso, será preciso apresentar uma prescrição médica atualizada (do ano vigente), emitida por oftalmologista, em um Centro Comunitário. “É um projeto simples, mas os resultados serão significativos”, destacou. O chefe do Executivo também afirmou que retomará, a partir do próximo ano, o programa de acuidade visual nas escolas da rede municipal. 

Roberta Botion agradeceu às óticas que se envolveram com a iniciativa. “O Fundo Social acaba de ganhar uma nova campanha, que será permanente. Estamos abertos a doações de pessoas físicas e jurídicas”, comentou. A presidente do Fundo Social esclareceu, ainda, que as armações não contemplam as lentes - que devem ser prescritas individualmente pelo oftalmologista e adquiridas pelo usuário. 

A relevância do “Banco de Armação de Óculos” para melhoria da qualidade de vida da população, em especial, como forma de garantir o desenvolvimento saudável das crianças, foi observado por Erika Tank. “É uma ação muito importante, que possibilitará acesso a esse recurso visual por parte das pessoas mais carentes”, enfatizou a vice-prefeita. Ela, ainda, enalteceu o papel da Câmara Municipal, como instância de criação de Políticas Públicas de grande alcance social, a exemplo da lei que permitiu o lançamento da campanha.

O “Banco de Armação de Óculos” atende à Lei Municipal 6.371, sancionada no ano passado pelo prefeito Mario Botion, a partir de um substitutivo ao projeto 130/2019, de autoria do vereador José Roberto Bernardo. Na coletiva, o vereador contou que a iniciativa surgiu quando foi procurado por uma ótica da cidade, que alegou ter grande estoque de armações para doação. “Fizemos esse projeto para que a prefeitura pudesse receber essa contribuição”, comentou. 

Já o presidente da Câmara Municipal lembrou que o projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Lemão da Jeová Rafá comentou que o programa garantirá a destinação adequada das armações que não são mais utilizadas pela população. Ele, ainda, agradeceu o envolvimento das lojas participantes. “Parabéns às óticas que já aderiram ao Banco de Armação de Óculos”, disse.

Serviço:

Informações sobre a campanha, assim como os pontos oficiais de arrecadação, podem ser obtidos pelo link: www.limeira.sp.gov.br/doeoculos ou pelo telefone 9 9989-8267.