MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
Notícias
OPINIÃO
Árvores no meio urbano: mais qualidade de vida para a população
11/06/2021 | 17h37
Árvores no meio urbano: mais qualidade de vida para a população

Arborização urbana é toda vegetação que compõe o cenário ou a paisagem urbana, sendo dividida em áreas verdes (parques, bosques, praças e jardins) e arborização das ruas. As árvores que são plantadas na calçada, ou seja, nas vias públicas, são as que mais sofrem com o mau acoplamento e com a falta de conscientização ambiental. Por se tratar da vegetação mais próxima da população urbana, existe um conflito entre a espécie arbórea e o morador, pois muitas vezes não há a compreensão da sua fisionomia no que diz respeito à queda das folhas, às suas raízes que quebram as calçadas e árvores em conflito com a rede elétrica.

Neste contexto, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e o Departamento de Política Ambiental, já vem realizando um trabalho de plantio com espécies de árvores de porte compatível com as estruturas urbanas. O intuito é evitar os conflitos entre os munícipes e as árvores, gerando uma relação mais harmoniosa entre a população e a arborização urbana.

Podemos citar alguns benefícios da arborização urbana, que está diretamente ligada com a qualidade de vida e a saúde da população:

  1. Reduz a poluição sonora;
  2. Melhora a qualidade do ar pelo processo de fotossíntese, filtrando o ar que respiramos (é uma bomba de produção de oxigênio);
  3. Proporciona a valorização dos imóveis;
  4. Retém água de chuva, ajudando na infiltração do solo;
  5. Oferece abrigo e alimento para os pássaros;
  6. Atua como o filtro dos raios solares;
  7. Faz sombra para pedestres, ciclistas, carros, casas e comércios;
  8. Preserva a biodiversidade do meio urbano;
  9. Diminui a temperatura do ambiente até em 4°C.
  10. Deixa as ruas mais agradáveis.

Neste período, podemos observar a beleza e a exuberância da floração do ipê-roxo-de-bola em alguns locais da nossa cidade, como praças, parques, áreas-verdes, calçadas. O ipê-roxo é uma árvore da América do Sul, espécie nativa da flora do Brasil, conhecida pela utilização medicinal e como madeira de lei. Seu nome científico é Handroanthus impetiginosus. Seus nomes populares mais conhecidos são: piúva, pau-d'arco, pau-d'arco-roxo, piúna, ipê-roxo-de-bola, ipê-una, ipê-roxo-grande, ipê-de-minas e piúna-roxa.

 

 

Rogério Mesquita

Diretor de Política Ambiental