SAÚDE
Notícias
DEZEMBRO VERMELHO
Testagem rápida abre campanha de prevenção ao HIV
01/12/2021 | 11h46
Testagem rápida abre campanha de prevenção ao HIV

Uma ação de testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizada na manhã desta quarta-feira (1º), na Praça Toledo Barros, marcou o “Dia Mundial da Luta contra a Aids” e o início da campanha “Dezembro Vermelho - Prevenção não tem Idade”, promovida pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde.

Em barracas montadas na Praça, o Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil) ofereceu à população testes rápidos de HIV e sífilis, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e aferição de pressão arterial. Os exames ficavam prontos em 20 minutos. Em caso positivo, o munícipe já era encaminhado para atendimento no Semil, que é o serviço de referência da prefeitura em ISTs.

Ao longo do mês, serão desenvolvidas outras atividades de conscientização e de testagem rápida. Segundo a gerente do Semil, Melissa Gachet Sugsh, o objetivo da ação na Toledo Barros, bem como da campanha Dezembro Vermelho é alertar a população sobre a doença e incentivar a testagem. “O HIV continua em circulação e a sociedade deve mantar as medidas de prevenção”, salientou.

Melissa destacou que a transmissão do HIV ocorre nas relações sexuais sem preservativo, no uso de seringa compartilhada, da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação, por transfusão de sangue contaminado e por meio de instrumentos que furam ou cortam.

Para prevenir a doença, é necessário usar corretamente o preservativo nas relações sexuais, não compartilhar seringas (que são produtos descartáveis e de uso pessoal) nem demais objetos perfurocortantes e fazer o pré-natal adequadamente. Caso o exame de HIV dê positivo durante o pré-natal, a mãe deve iniciar tratamento o quanto antes, a fim de evitar a transmissão vertical (da mãe soropositiva para o bebê).

Serviço:

O Semil fica na Rua Sergipe, 906, na Vila Cláudia. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Exames devem ser agendados pelos telefones 3442-4796 e 3444-2020, pelo e-mail (saude.dst@limeira.sp.gov.br) ou pessoalmente.