Diretora de Desenvolvimento Social e Cidadania: Vanderléia Ap. Serrano Diogo
Telefone: (19) 3404-6269
E-mail: leia@ceprosom.com.br
Dentre as funções e atribuições públicas do CEPROSOM está, além da gestão da Assistência Social, a prestação de serviços no campo do desenvolvimento comunitário, segurança alimentar, inclusão produtiva e apoio ao terceiro setor (assessoria técnica a associação de moradores, movimentos sociais, conselhos de direitos e articulação com as entidades assistenciais legalizadas e apoio ao processo de formação e legalização), bem como mediação na garantia de efetivação dos direitos sociais e cidadania.
O Projeto “Este Bairro é Meu” é uma ação estratégica de iniciativa da Prefeitura Municipal de Limeira, iniciada em 2013 no Bairro Jd. Odécio Degan, que opera através de trabalho intersetorial das secretarias, autarquias municipais e parceiros. O projeto visa a revitalização dos bairros e seu entorno, com a participação popular e implementando uma política de inclusão social que possibilite o efetivo exercício da democracia ativa no fortalecimento das esferas públicas e na construção de uma nova cultura política. O CEPROSOM, através de sua equipe de profissionais, garante participação e atuação em diversas ações e atividades.
As ações de apoio ao terceiro setor usam assessorias com intuito de orientação a grupo de pessoas com interesse em constituir uma entidade ou já com entidade constituída, mas irregular. Apoio as associações ou comissões de moradores, escutas aos cidadãos, esclarecimento de dúvidas e apoio para o fortalecimento e participação comunitária. Apoio técnico em conjunto com a equipe do Fundo Municipal de Assistência Social, às entidades cadastradas. Facilitando a participação das entidades em eventos do município.
Visa incentivar uma cultura de trabalho voluntário ao proporcionar condições para que esses voluntários confeccionem fraldas geriátricas para famílias que tenham como membros idosos, pessoas com deficiência, acamados, e/ou em condições de dependência física e psíquica. A confecção das fraldas no momento é realizadas nas Paróquias Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes e Santa Ana.
O Núcelo de Inclusão Socio-Produtiva (NISP), mantém parceria com o Fundo Social de Solidariedade. São cursos oferecidos na sede do Ceprosom e ofertados de forma descentralizada em Centros Comunitários. Os cursos são escolhidos de acordo com a demanda apresentada pelos munícipes, informada por meio de formulários disponíveis no NISP, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Centros Comunitários, e em articulação com as necessidades da indústria e comércio. O NISP compõe a Comissão Municipal de Emprego, a qual consulta as bancadas patronal, dos trabalhadores e do poder público para a escolha de cursos que serão ofertados no município.O NISP também desenvolve estreita parceria com a equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o qual elabora sistematicamente indicadores para levantamento das necessidades das empresas em relação a recursos humanos capacitados e dos cursos procurados pelos munícipes quando da busca por uma vaga no mercado de trabalho. Os munícipes que preencheram as fichas de demanda têm prioridade na inscrição uma vez que o curso seja ofertado, desde que se enquadrem no critério de inclusão de cada curso.
O CEPROSOM desenvolve, desde 2007, o Projeto Reciclar Solidário, que tem como objetivos propiciar geração de trabalho e renda para a população em vulnerabilidade social, assim como contribuir para com a diminuição de resíduos a serem dispostos no aterro sanitário. O trabalho é desenvolvido de forma articulada com outras Secretarias Municipais e tem como público alvo os catadores de materiais recicláveis. Reuniões mensais com os eco-coletores são desenvolvidas por profissionais das áreas social e ambiental, visando a integração, informação e capacitação do grupo através de abordagens de temas ambientais, de higiene e de saúde pública, assim como orientações e encaminhamentos para a Rede de Serviços.
Os eco-coletores, além de realizarem a coleta dos materiais recicláveis, atuam como agentes ambientais, orientando a população sobre a importância da separação dos materiais recicláveis. Cerca de 25 deles desenvolvem suas atividades de coleta, separação e comercialização de recicláveis nos Eco-Pontos, locais intermediários, estrategicamente escolhidos com o objetivo de facilitar para a população o descarte de entulhos e materiais recicláveis.
O programa Bom Prato, do Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo oferecer, à população de baixa renda, refeições saudáveis e de alta qualidade a custo acessível. A unidade do Restaurante Bom Prato de Limeira foi inaugurada em fevereiro de 2015, viabilizada por meio de convênio entre Prefeitura e Governo do Estado e executada pela entidade Associação Casa de Apoio Romeiros de Nossa Senhora Aparecida. A unidade tem capacidade para servir 300 cafés da manhã e 1.200 almoços por dia, de segunda a sextafeira. No café da manhã, serve-se leite com café, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação, com custo de R$ 0,50 ao usuário. No almoço, serve-se arroz, feijão, salada, legumes, um tipo de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremesa (geralmente uma fruta da época), com custo de R$ 1,00 para o usuário.
O Banco de Alimentos de Limeira foi oficialmente inaugurado no dia 04 de novembro de 2015. Desde antes dessa data, porém, o CEPROSOM já canalizava doações da sociedade civil – arrecadadas por meio de eventos, distribuindo para as entidades socioassistenciais do município.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinou um projeto de compra de alimentos com a Cooperativa Maranata, do Assentamento Elizabeth Teixeira de Limeira, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos em 2014. O CEPROSOM também é signatário do projeto, responsável pela distribuição dos produtos. A distribuição de alimentos, realizada de forma semanal, foi iniciada no dia 25 de março de 2015. Foram distribuídos às entidades socioassistenciais de Limeira e também às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional indicadas pelos CRAS e Centros Comunitários sob a forma de Cesta Verde.
No órgão gestor da Assistência Social, há um setor específico de Nutrição composto por Nutricionista, Técnica em Nutrição e Estagiária em Nutrição. O objetivo deste setor é fornecer alimentação balanceada e nutritiva, visando atender o público dos projetos desenvolvidos pelo órgão gestor. Atualmente os projetos nos Centros Comunitários recebem kit lanches, entregues pela empresa vencedora do processo licitatório, que tem como principal objetivo complementar a alimentação diária das crianças e adolescentes. Os lanches são entregues 2x/dia, período da manhã e da tarde. Os grupos de terceira idade também recebem kit lanches, a fim de melhorar a qualidade da alimentação, enquanto estão em atividades nos projetos da Autarquia.
A equipe do setor de nutrição realiza visitas nos locais, a fim de fiscalizar a alimentação produzida e entregue pelas empresas terceirizadas (kit lanche, refeição por kg, marmitex e coffee break), para avaliar se a qualidade e quantidade estão de acordo com o que foi licitado.
O CEPROSOM mantém a parceira com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) 2015, apoiando-o no desenvolvimento de diversas ações. O FSS, presidido pela Primeira-Dama do município de forma voluntária, e com o apoio voluntário de 12 conselheiras.
Conforme mencionado acima, parte dos cursos do CEPROSOM, são ofertados pelo Fundo Social de Solidariedade.