29 de abril de 2024

Lançado programa de Educação Ambiental 2024 para escolas municipais

ESCOLA VERDEAZUL

Lançado programa de Educação Ambiental 2024 para escolas municipais

O prefeito Mario Botion, a vereadora Lu Bogo e os secretários Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura) e André Luis De Francesco (Educação) participaram, nesta quarta-feira (13), no Teatro Nair Bello, do lançamento do “Programa de Educação Ambiental - Escola VerdeAzul 2024”. A iniciativa prevê uma série de ações que devem ser realizadas pelas unidades da Rede Municipal e do Bolsa Creche, nas áreas de Saúde Pública (como prevenção à dengue), economia de recursos hídricos, preservação ambiental, entre outras.

Durante a cerimônia, houve entrega de certificados a diretores de 68 escolas que integraram o programa no ano passado e que, portanto, colaboraram para que o município alcançasse o quinto lugar no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas do Programa Município VerdeAzul, entre cidades com população de 100 mil a 499.999 habitantes. ”Agradeço a cada um de vocês, que sempre abraçam os programas da Secretaria de Educação e que desempenharam papel decisivo para que conquistássemos essa pontuação de excelência no Programa VerdeAzul”, disse Botion aos diretores presentes.

Erika Tank, que compareceu à abertura do evento, mas não pôde permanecer em razão de compromissos assumidos em nome da Rede Elza Tank, parabenizou a todos os envolvidos. “Não pude deixar de passar aqui para agradecer aos secretários de Meio Ambiente e de Educação, bem como às escolas que se dedicaram à implantação desse trabalho tão importante para nosso município”, frisou a vice-prefeita.

Ao falar sobre os avanços na área de Educação, Francesco pontuou que o município também recebeu - no mês passado - o prêmio “Destaque na Alfabetização”, pelos resultados obtidos na Avaliação da Fluência Leitora, instituída pelo Governo Estadual. Limeira atingiu o porcentual de 76%, enquanto a média no Estado de São Paulo foi de 64%. “É muito bom estarmos reunidos aqui, mais uma vez, para celebrarmos os resultados de um trabalho tão positivo quanto o Programa VerdeAzul, parabéns às escolas participantes”, afirmou.

Simone Zambuzi, por sua vez, discorreu sobre um dos principais pilares do programa: a conscientização dos estudantes para que eles atuem como multiplicadores dos cuidados com o meio ambiente. “Por meio desse programa, estamos reforçando a importância do descarte adequado de resíduos, da coleta seletiva e da economia de água”, afirmou. “É um trabalho que deve ser permanente, que requer tempo e que é fruto de intenso envolvimento da Rede de Educação”, finalizou.

Autora da lei 6460/2020, que criou a Semana Municipal de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente, a vereadora Lu Bogo também falou aos presentes. “Parabenizo a todos vocês por mais essa conquista”, disse.

Após a abertura, houve a apresentação de um vídeo com o secretário-executivo do Consórcio das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), Francisco Lahóz. E na sequência, a responsável pelo trabalho de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Camila Melo, fez uma explanação das diretrizes do programa para 2024.