27 de abril de 2024

O que é o PAT?

POSTO DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR – PAT

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) é uma rede de atendimento da Prefeitura Municipal de Limeira em parceria com o Estado que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda.

O PAT fornece informações e orientações ao trabalhador e auxilia os empregadores na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos entre quem procura emprego e quem tem uma vaga, dentre outros serviços. Confira:

+ Intermediação de Mão de Obra – IMO

Promover a (re)colocação do trabalhador no mercado de trabalho por meio de buscas junto ao Sistema Nacional de Emprego – SINE, através da intermediação do PAT. Busca-se, dessa forma, a redução dos custos e do tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador. Para concorrer as vagas ofertadas, é preciso que o perfil do candidato seja compatível ao perfil da vaga oferecida para gerar o encaminhamento para entrevista. As vagas publicadas diariamente podem ser consultadas por meio do PAT (facebook e página da prefeitura). As vagas podem ser preenchidas no mesmo dia, antes de ser retiradas da lista constante no jornal publicado diariamente.

+ Habilitação ao Seguro-Desemprego

O Seguro-Desemprego tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude da dispensa sem justa causa. O serviço de habilitação do trabalhador para receber o benefício é realizado através do app Carteira de Trabalho Digital ou através do site www.gov.br ou para entrada mediante alvará ou dificuldades com aplicativo mediante agendamento.

+ Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

A carteira de trabalho passou a ser digital desde a Portaria Nº 1.065, DE 23 DE SETEMBRO DE 2019 e pode ser adquirida através do app Carteira de Trabalho Digital, sendo primeira ou segunda via.

+ Captação de Vagas

Os empregadores que estão em busca de candidatos para contratação e tenham interesse em divulgar vagas de emprego, podem realizar a solicitação através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUSSgAA7ptuW5y4WCDgt056DwghEK4j538E1eC05VVDuvW0g/viewform.

As vagas serão publicadas diariamente até conseguir obter o preenchimento da mesma. Os candidatos selecionados serão encaminhados para entrevista com o empregador e a vaga será retirada da publicação após ser preenchida.