28 de abril de 2024

Limeira supera média estadual e recebe prêmio “Destaque na Alfabetização”

FLUÊNCIA EM LEITURA

Limeira supera média estadual e recebe prêmio “Destaque na Alfabetização”

O prefeito Mario Botion e o secretário de Educação de Limeira, André De Francesco, receberam ontem (20), das mãos do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prêmio “Destaque na Alfabetização”, pelos resultados alcançados na Avaliação da Fluência Leitora. Limeira obteve porcentual de 76%, enquanto a média no Estado foi de 64%.

A cerimônia de premiação ocorreu na Sala São Paulo, na capital paulista, durante o lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa que visa ampliar o índice de crianças leitoras em todo o Estado. “Agradeço ao corpo docente da nossa Rede Municipal de Educação, que consagrou o trabalho de alfabetização de Limeira, tornando-o referência no estado”, frisou Botion.

A Avaliação da Fluência Leitora, segundo Francesco, foi aplicada em duas etapas, para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (faixa etária de 7 anos). São considerados leitores fluentes os alunos que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente por minuto. Nesse processo, a habilidade, a fluidez e o ritmo de leitura, bem como a capacidade de compreensão de textos escritos também são observadas.

Limeira atingiu o índice de 76%. O desempenho está bem acima do verificado entre os 600 municípios analisados. A média no estado, em dezembro de 2023, foi de 64%. “A Educação em Limeira está entre as 60 melhores avaliadas em todo o Estado”, comentou Francesco. “Com investimentos ampliados nas formações docentes, monitoramento constante da aplicação pedagógica e investimentos significativos em materiais de reforço, não tenho dúvida de que avançaremos muito mais neste ano”, completou o secretário de Educação.

A Avaliação da Fluência Leitora integra o pacote de ações que compõe o programa Alfabetiza Juntos SP. Para garantir a meta do programa (ter 90% de crianças leitoras até 2026), o Governo Estadual vai enviar material didático aos municípios e investir na formação de professores, gestores escolares e equipes regionais. Além disso, haverá incentivos financeiros para escolas com os melhores resultados de alfabetização.

Participaram do evento, a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, o secretário estadual da Educação, Renato Feder, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, deputados, prefeitos e integrantes da comunidade escolar. Representando a Secretaria de Educação de Limeira, também estavam a diretora pedagógica da pasta, Adriana Dibbern Capicotto, e a responsável pela Equipe de Formação, Ana Lúcia Alves de Freitas.