Centro Social Sul, Cren e Gavia comemoram décadas de dedicação à infância e à juventude

TERCEIRO SETOR

Compartilhe
Centro Social Sul, Cren e Gavia comemoram décadas de dedicação à infância e à juventude

O prefeito Murilo Félix e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Luciana Félix, participaram na manhã desta quarta-feira (30) do aniversário do Centro Social Sul, que completa 55 anos, bem como das organizações das quais é mantenedora: o Centro de Referência Educacional e Nutricional João Ometto (Cren) e o Grupo de Amigos para a Valorização da Infância e Adolescência (Gavia), que fazem, respectivamente, 44 e 30 anos de fundação. O Ceprosom possui parceria com o Centro Social Sul, por meio do Gavia, que desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

011-bannerwhatsapp_Prancheta 1
Também participaram da cerimônia, que ocorreu na sede do Gavia, o presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, os vereadores Isabelly Carvalho, Mara Isa Mattos Silveira, Márcio do Estacionamento e Carlinhos do Grotta, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ana Maria Sampaio, Ademir Cintra – representando o deputado federal Miguel Lombardi -, além das crianças atendidas pelo Gavia.

Murilo Félix agradeceu o trabalho realizado pelo Centro Social Sul, por meio do Cren e do Gavia, assim como pelas instituições socioassistenciais que atuam em Limeira. “São ações que transformam a vida das pessoas”, afirmou o prefeito. Ele também fez uma reverência especial ao padre Sebastião (in memoriam), da Paróquia São Cristovão, que deu origem ao Centro Social Sul, bem como a Sérgio (in memoriam) e Ivone Vicentini (presente ao evento), que anos mais tarde fundaram o Gavia. “Milhares de crianças e adolescentes tiveram a vida transformada por meio desse trabalho”, completou o prefeito.

A assistente social do Gavia, Fernanda Bilatto, falou sobre os desafios enfrentados, considerando-se que a entidade atende 120 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos, no contraturno escolar, promovendo oficinas, vivências lúdicas, estímulo à autonomia e à convivência social e à capacitação para o mundo do trabalho. Já o Cren recebe 80 crianças, de 0 a 3 anos, em período integral, com foco no desenvolvimento cultural, nutricional e educacional.

O presidente do Centro Social Sul, Pedro Jacinto Bianquini, destacou que a instituição irá participar da Festa do Trabalhador marcada para amanhã (1º de maio), das 9h às 17h, no Parque Cidade, com a venda de alimentos na Praça de Alimentação. Ele também observou a importância da campanha “DestinAção do Bem”, que incentiva doação de parte do Imposto de Renda (IR) devido aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Idoso. Pessoas físicas que utilizarem o modelo completo da declaração podem doar até 3% para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e outros 3% para o Fundo Municipal do Idoso, já pessoas jurídicas podem contribuir com até 1% (tomando como base o lucro real).

O evento foi marcado, ainda, pela homenagem a Ivone e Sérgio Vicentini. Ao final, os presentes cantaram o tradicional parabéns. Também compareceram à festividade a diretora de Proteção Social do Ceprosom, Paula Furlan, a vice-presidente da Acil, Rosi Luck, além de colaboradores, diretores, conselheiros, profissionais das instituições e integrantes do CMDCA.