Cerimônia abre oficialmente Semana da Pátria em Limeira

CIVISMO

Cerimônia abre oficialmente Semana da Pátria em Limeira

A Praça Dr. Luciano Esteves, no Centro de Limeira, recebeu na manhã desta sexta-feira (1º), autoridades civis, militares, das forças policiais e crianças para a abertura oficial da Semana da Pátria. Durante a cerimônia, houve o hasteamento das bandeiras, execução dos hinos Nacional, à Limeira e da Independência, finalizando com o acendimento da Chama da Pátria, que oficializa a abertura da semana.

Participaram do evento, o prefeito Mario Botion, o presidente da Câmara, Everton Ferreira, o chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-020, subtenente Eliezer Orlandi, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, o secretário de Comunicação Social e presidente da Comissão de Civismo, Sérgio Moreira, o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Lucas Félix da Silva, o sargento do Tiro de Guerra, Rodrigo Moreira, e o comandante da GCM, André Hailer.

Também marcaram presença no evento cívico, alunos de escolas particulares e do Bolsa Creche, escoteiros dos grupos Tatuiby e Limeira, integrantes da Força Pré-Militar Brasileira (FOPE), a fanfarra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – que executou os hinos Nacional e à Limeira –, além das tropas do Tiro de Guerra, da Ronda Ostensiva (Romu) da Guarda Civil Municipal (GCM), e da Defesa Civil.

Botion exaltou a participação das crianças. “São nelas que depositamos nossas esperanças, e por elas fazemos uma gestão buscando sempre o melhor na educação, para que elas sejam limeirenses e tenham o espírito de patriotismo em seus corações”, disse. “A Semana da Pátria é um momento de reflexão para termos uma independência de fato, com justiça, equilíbrio e sustentabilidade.”

Segundo o subtenente Orlandi, a abertura da Semana da Pátria celebra os 201 anos da independência do país. “Um momento muito importante para todos os brasileiros, com nossa cidade cultuando esse momento cívico. O Tiro de Guerra estará sempre presente em todos os momentos que resgatam o patriotismo e reverenciam o nome do nosso Brasil”, afirmou o chefe de instrução do TG.

Durante a cerimônia, Jonathas Beduschi falou, emocionado, em nome da população sobre o sentimento de ser patriota e limeirense. “Limeira é uma cidade onde a terceira idade é bem acolhida. Não tenho palavras para dizer quão bom é viver nessa cidade”. A Semana da Pátria se encerra no dia 7 de setembro (quinta-feira), quando acontece o tradicional Desfile Cívico, que será no Parque Cidade, a partir das 8h.

Também estiveram presentes na cerimônia, as vereadoras Tatiane Lopes, Terezinha da Santa Casa e Lu Bogo, e os secretários municipais Luiz Alberto Battistella (Administração), Farid Zaine (Cultura), Edison Moreno Gil (Gabinete), Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e André De Francesco (Educação), e o padre Tadeu Rosa, pároco da Catedral Nossa Senhora das Dores. O evento contou com apoio dos agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.