Alunos finalizam oficina de teatro montagem com peça inspirada em “O Círculo dos Mentirosos”
A MORTE É O NOSSO ÚLTIMO PERSONAGEM

Neste sábado (5), acontece o encerramento da oficina de Teatro Montagem: O Círculo dos Mentirosos, no Salão Expositivo Professora Maria Eloisa Gonçalves de Oliveira Rossi, que fica no Museu Major Levy Sobrinho, às 19h. Coordenados pelo diretor e arte educador Otavio Delaneza, os alunos apresentam o capítulo "A Morte é o Nosso Último Personagem" do livro de Jean-Claude Carriére, trazendo a linguagem do teatro épico narrativo. A ação é organizada pelo Departamento de Formação para as Artes, da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
A oficina teve seu início em abril deste ano, proporcionando aos alunos uma primeira experiência com o universo teatral em suas mais diversas camadas de absorção. Ao longo das aulas, foram preparando a peça inspirada em “O Círculo dos Mentirosos”, obra que serviu como estímulo para a construção das cenas a partir das partituras físicas. Na apresentação, os atores se revezam nos personagens sobre tapetes, levando o espectador a espaços e lugares diferentes, além de construir um exercício cênico dinâmico e expressivo.
“Acho muito valiosa a iniciativa e o estímulo aos iniciantes na arte, seja ela em todos os segmentos da arte. Desenvolver o trabalho com esse grupo foi bem importante para a vida artística e pessoal de cada um dos integrantes que puderam nesses três meses se confrontarem com seus corpos, seus limites, seus medos e inseguranças indo ao encontro de novos conhecimentos dentro de um corpo mais consciente e pleno", disse Delaneza. "Esse é o papel do teatro no social, preparar o indivíduo não só para a cena e sim para a vida. Sinto que todos puderam se transformar dentro de sua realidade, respeitando o tempo de cada um. Por ser um curso para iniciantes na arte teatral, minha busca foi de estimular, instigar o fazer artístico, bem como terem consciência dos seus corpos no mundo”, completou.
A apresentação é só para convidados dos alunos e a entrada para assisti-la será pela Rua Boa Morte, 471 - Centro.