Oficina gratuita de instrumento musical de origem africana recebe inscrições
HABILIDADES RÍTMICAS

Seguem abertas as inscrições para as oficinas culturais gratuitas. Entre elas, a de “Desenvolvimento de Habilidades Rítmicas com Asalatos”, voltada para o público a partir de 14 anos. A ação é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
O asalato é um instrumento de origem africana. Segundo o site "Histori-se", originalmente é feito do fruto seco e oco de uma árvore conhecida como Swawa ou Oncoba Spinosa. É portátil e simples, formado por duas pequenas cabaças cheias de sementes, pedrinhas ou contas, unidas com uma corda. Atualmente, no Brasil, muitos estão se dedicando a este instrumento, graças ao seu grande potencial sonoro.
A oficina será ministrada pelo músico e luthier Marcos Lima, que ensinará técnicas para a composição de ritmos com o asalato. Não é necessário possuir o instrumento, pois cada um terá a oportunidade de confeccionar o seu, desenvolvendo assim habilidades de manuseio do instrumento. As aulas se iniciam em 29 de agosto, acontecendo nas terças-feiras, das 18h30 às 20h.
As inscrições acontecem por ordem de chegada, mediante apresentação de documento com foto, na Escola Municipal de Cultura e Artes "Maestro Mário Tintori" (Emcea - Rua Boa Morte, 471), das 9h às 18h. As demais oficinas abertas podem ser conferidas no link: https://limeira.sp.gov.