Prefeitura promove formação antirracista para servidores municipais

Capacitação reuniu representantes de 11 secretarias e faz parte de uma série de ações voltadas à promoção da igualdade racial e à formação de servidores multiplicadores

Compartilhe
Prefeitura promove formação antirracista para servidores municipais

A Prefeitura de Limeira realizou, na última sexta-feira (19), uma formação antirracista voltada a servidores municipais. Participaram da atividade 20 servidores públicos representantes de 11 secretarias, entre eles secretários municipais, e do Cedeca. O encontro teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre as diferentes manifestações do racismo e contribuir para a construção de ambientes mais inclusivos no serviço público.

 

A iniciativa foi promovida pelo Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR), da Secretaria de Cultura, no auditório do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC). Durante a formação, foram abordados aspectos históricos e conceituais relacionados ao racismo estrutural, institucional e recreativo, estimulando a reflexão sobre situações do cotidiano e a adoção de práticas antirracistas no ambiente de trabalho.

 

Para a diretora do DPIR, Ana Luísa de Luca Hebling, a iniciativa marca o início de um processo permanente de formação. "Esse é apenas o começo. Novas turmas serão reunidas para ampliar as formações no serviço público, fortalecendo uma rede de servidores comprometidos com a promoção da igualdade racial e preparados para atuar como multiplicadores", destacou.

 

A programação contou ainda com a participação da diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Profª Dra. Helenice Magalhães, que explanou sobre letramento racial, equidade e autodeclaração racial, destacando sua importância na implementação de políticas públicas voltadas à igualdade racial.

 

A Profª Dra. Helenice Magalhães ressaltou que compreender a autodeclaração racial é fundamental para garantir direitos e orientar políticas públicas. "Tratar do letramento racial, da equidade e da autodeclaração é fundamental para aprofundar conhecimentos e fortalecer práticas institucionais voltadas ao enfrentamento das desigualdades raciais, destacando a importância da produção e qualificação dos dados, inclusive em sistemas como o SUS, para subsidiar políticas públicas mais justas e efetivas", disse.

 

A ação integra as iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Limeira para fortalecer a promoção da igualdade racial e incentivar a construção de uma administração pública cada vez mais inclusiva e comprometida com o enfrentamento à discriminação racial.

formacaoservidores1

formacaoservidores2

Conteúdos Relacionados