Acessibilidade
23 de maio de 2024

Secretaria de Cultura oferece 320 vagas em oficinas culturais

1º SEMESTRE

Secretaria de Cultura oferece 320 vagas em oficinas culturais

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, abre, na próxima segunda-feira (11), as inscrições para oficinas culturais gratuitas. São oferecidas 320 vagas neste primeiro semestre nas modalidades de artesanato, artes plásticas, canto, desenho, fotografia, moda, dança, teatro e música.

Com início em abril, as atividades serão distribuídas pelos seguintes lugares: Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), EMEIEF Prof. José Paulino de Araújo Vargas, Casa da Cultura 2, Paróquia Santa Ana, Paróquia Imaculado Coração de Maria e EMEIEF Tenente Aviador Ary Gomes Castro. As modalidades abrangem diversas faixas etárias, iniciando aos 4 anos.

Para o prefeito Mario Botion, as oficinas culturais fortalecem o trabalho de descentralização cultural que existe na cidade, "sendo um dos pontos fortes da política cultural adotada em nossa gestão".

Responsável pela idealização e produção do Plano de Trabalho, o secretário de Cultura, José Farid Zaine, lembrou que sua pasta é uma das que mais investem em formação cultural entre as secretarias da região. "Temos as Casas de Cultura, a Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea), a Escola Livre de Música (ELM) e as oficinas culturais, que adotamos para abrirmos ainda mais o leque de opções de formação ao público", completou.

Para o diretor de Formação para as Artes da Secretaria de Cultura, Ronald Gonçales, "as opções ao longo do ano que serão oferecidas pelo projeto das oficinas culturais são diversificadas e muito interessantes, para todos os públicos e gostos, sendo uma excelente chance interessante da população poder acessar à arte que mais se interessar".

Os interessados devem se inscrever pessoalmente nos locais em que as atividades acontecem — exceto nas oficinas que ocorrem na Casa de Cultura 2, as inscrições devem ser feitas pelo telefone ou na Emcea, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhadas pelo responsável. As vagas são garantidas por ordem de chegada e finalizam conforme o preenchimento da turma. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3441-5493.

Confira os detalhes das oficinas culturais:

 

O F I C I N A S   C U L T U R A I S  .  2024

PROGRAMAÇÃO 1º SEMESTRE

 

Inscrições: ........................... A partir de 11 de março

Horário: ................................ Segunda a sexta-feira - das 9h às 12h e das 13h às 17h

Início das atividades: .......... A partir de 1 de abril

 

ARTESANATO 

 

OFICINA DE ARTESANATO: SCRAPBOOK PARA AS SUAS RECORDAÇÕES - 15 vagas

Coordenação: Juliana Greice

Período: 17/4 a 26/06 - quartas-feiras - 19h00 às 21h00

Público-Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

Local: Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea) - Rua Boa Morte, 471, Centro

As técnicas do artesanato em Scrapbook resultam em pequenos livros, confeccionados para guardar recordações através de colagens, desenhos e outros tipos de arte, podendo assim ser uma ótima opção de renda. Nesta atividade serão desenvolvidas várias técnicas e estilos do scrapbook, visando à expressão artística de cada participante.

Juliana Greice é arte Educadora e artesã. Tem como foco de seus trabalhos as práticas e os trabalhos em feltro, decoração infantil, pintura, arte com tecidos, aromatizantes, entre outros. Participou de diversas atividades na área, assim como participações em Feiras de Artesanato. Sua formação vem da prática ao longo dos anos, assim como cursos através da EDUK, Dispensário Santa Isabel, entre outros. 

 

OFICINA DE ARTESANATO: MACRAMÊ - A ARTE DE TECER COM AS MÃOS - 15 vagas

Coordenação: Alice Quadrado 

Período: 29/04 a 01/07 - segundas-feiras - 18h30 às 20h30

Público-Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

A oficina de Macramê propõe o conhecimento da técnica de tecer os fios com as mãos, produzindo peças decorativas, vestuário, acessórios, etc. Os interessados conhecerão os diversos tipos de fios e suas possibilidades, partindo para a confecção dos nós até a produção final das peças.

Alice Quadrado é autónoma e artesã reconhecida pela SUTACO e PAB desde 2002, atuando no artesanato em produção própria no Atêlie Uirapuru, com exposições em feitas e eventos, ministrando oficinas culturais de artesanato com técnicas variadas, em aulas particulares e nos CRAS em Águas de São Pedro e São Pedro. Atuou como Restauradora e Conservadora do Museu Gustavo Teixeira em São Pedro.

 

ARTES PLÁSTICAS | PINTURA 

 

OFICINA DE ARTES: PAPELÃO - ESTRUTURA, FORMAS E CORES - 30 Vagas (15 por turma)

Coordenação: Wesler Machado Alma

Período: 04/04 a 27/06 - quintas-feiras - Turma 1: 8h30 às 10h30 e Turma 2: 15h00 às 17h00

Público-Alvo: Crianças, com idade entre 9 a 14 anos

A oficina tem como propósito estimular o pensar e o fazer artístico utilizando o papelão como suporte e seus desdobramentos dentro das linguagens das Artes Visuais como a pintura, o desenho, a escultura e afins.

Wesler Machado Alma é Artista Visual e Arte Educador com Licenciatura e Artes Visuais pela FAAL - Faculdade de Administração e Artes de Limeira. Participou de exposições coletivas e individuais em diversas cidades e estados do Brasil e outros países, além de residências na Argentina e Uruguai tendo obras em acervos institucionais como a Pinacoteca Miguel Dutra - Piracicaba e acervos particulares.

 

CANTO CORAL

 

OFICINA: CORAL AFRO KUMBAYAH

Coordenação: Kauê Braga

Período: quartas-feiras - 19h às 21h

Público Alvo: Interessados a partir de 14 anos.

O projeto Coral Afro Kumbaya, nasce como uma forma de homenagear e dar seguimento ao legado do Maestro José Donizete dos Santos. Este projeto, propõe através da música, disseminar a cultura afro em seu estilo e tendo em seu repertório músicas em dialeto africano. O coral também tem como objetivo trabalhar músicas da MPB, músicas folclóricas e música gospel.

Kauê Braga é músico, arte educador e fotográfo. Estudou Licenciatura em Música na instituição de ensino UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Na área da fotografia trabalhou como Assistente de Estúdio na empresa além do estudou Técnico em Processos Fotográficos na instituição de ensino Senac Piracicaba. 

 

DESENHO 

 

OFICINA DE DESENHO: CRIAÇÃO DE PERSONAGENS - 15 vagas

Coordenação: Sergio Esteves 

Período: 01/04 a 01/07 - segundas-feiras - 18h30 às 20h00

Público-Alvo: Interessados na área, a partir de 14 anos

Onde nascem as ideias que dão vida aos personagens que conhecemos? Experienciar o universo de possibilidades de aplicações que um personagem pode apresentar. Propiciar técnicas e conceitos para a criação e desenvolvimento de personagens para histórias, mascotes para atrativos turísticos, Comerciais e/ou Institucionais, iniciando assim os participantes na criação de seus personagens.

Sergio Esteves é Artista Plástico, Videografísta, Cenógrafo, Bonequeiro, Animador e Professor. Formado em Educação Artística com especialização em Artes Plásticas, professor do Unicentro Belas Artes de São Paulo, Universidade São Judas e SENAC. Videografísta responsável pela abertura e artes do programa “Vila Sésamo” (TV Cultura -2007), Criador do programa “O Papel das Histórias” da TV Ratimbum, Diretor de Artes e Animação do programa “O Teco Teco” da TV Brasil, entre outros, designer de Virtual Set da Rede Record e foi também animador do “Cassiopeia – O Filme” (primeiro longa realizado totalmente em realidade virtual). Criador de inúmeros personagens para histórias e campanhas institucionais e comerciais.

 

FOTOGRAFIA

 

OFICINA FOTOGRÁFICA: DESVENDANDO A FOTOGRAFIA DE MODA - 15 vagas

Coordenação: Simone Guzzi

Período: 02/04 a 18/06 - terças-feiras - 18h30 às 20h30

Público-Alvo: Interessados na área, com câmeras fotográficas a partir de 16 anos

Destaca-se como um espaço de aprendizado e expressão para entusiastas e aspirantes da fotografia de moda. Esta atividade oferecerá aos participantes a oportunidade de explorar e aprimorar suas habilidades na área. Os participantes mergulharão na história da fotografia, fundamentos básicos e técnicas específicas aplicadas à moda.

Simone Guzzi é Fotógrafa e fundadora do Studio Sipguzzi em Limeira. Especializada em retratos e ensaios profissionais. 

 

DANÇA 

 

OFICINA: EXPERIMENTANDO O MOVER ATRAVÉS DOS FUNDAMENTOS DO BALÉ CLÁSSICO - 45 vagas (15 por turma)

Coordenação: Olívia Blanc 

Período: 02/04 a 25/06 - terças-feiras - Turma 1: 9h00 às 10h00, Turma 2: 16h às 17h, Turma 3: 18h às 19h

Público-Alvo: Crianças, com idade entre 4 a 6 anos

Oficina de iniciação ao Balé, pensada enquanto parte dos primeiros contatos da criança com este universo, busca introduzir os conhecimentos básicos da técnica através de seus principais fundamentos, partindo da percepção corporal, das brincadeiras e investigações de movimento. 

Olívia Blanc é artista da Dança e Educadora, graduanda em Dança (Bacharelado e Licenciatura) pela UNICAMP. Iniciou seus estudos em Dança (Clássica e Contemporânea) em 2007, na escola Primeiro Ato, em Belo Horizonte-MG. É interessada em pensar processos pedagógicos para as infâncias a partir do brincar e da criação, tendo atuado como professora de crianças e adolescentes.

 

OFICINA: A DANÇA DO VENTRE E SEUS BENEFÍCIOS - 15 vagas

Coordenação: Maitê Voigt

Período: 09/04 a 25/06 - terças-feiras - 19h às 20h30

Público-Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

Iniciar os participantes na Dança do Ventre. Através de movimentos de quadril, tronco, mão e braços, a dança do ventre auxilia na coordenação motora e tônus muscular de quem a pratica. Além dos benefícios psicológicos, sua prática eleva a postura e gera um maior entendimento do corpo, trazendo melhorias na rotina e conexão mente e corpo.

Maitê Voigt, é Diretora, Bailarina, Professora e Coreógrafa, além de ministrar aulas particulares na área. É também proprietária do Núcleo Tendas em Limeira, que oferece aulas de Dança do Ventre, Danças Árabes Folclóricas e Danças Ciganas. Participou de diversas aulas, workshops e cursos de especialização em busca de aperfeiçoamento com mestres nacionais e internacionais. Iniciou neste ano, pós graduação Lato Sensu em Dança Terapia, pela instituição Faculeste. 

 

OFICINA DE DANÇA DE SALÃO: IMERSÃO AO TANGO - 20 vagas (10 casais)

Coordenação: Fernando Almeida

Período: 11/04 a 18/07 - quintas-feiras - 19h00 às 20h30

Público-Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

Tango, uma dança extremamente forte, dramática e cheia de técnicas. Ao longo da atividade, os participantes aprenderão os passos básicos desse ritmo.

Fernando Almeida é professor de Dança na área há 16 anos. Possui graduação no curso de Capacitação em Dança de Salão, pela Faculdade SPEI de Curitiba. Durante sua trajetória, participou de diversos cursos com: Carlinhos de Jesus, Jaime Aroxa, Marcelo Granjeiro, Fabiano Vivas, Marcelo Chocolate, Sheila Aquino, entre outros... É proprietário do Almeida & Cia - Escola de Dança em Limeira.


TEATRO | INTERPRETAÇÃO PARA VÍDEO

 

OFICINA DE TEATRO: INTERPRETAÇÃO PARA VÍDEO - CONTEÚDO PARA MÍDIAS SOCIAIS - 15 vagas

Coordenação: João André

Período: 11/04 a 11/07 - quintas-feiras - 19h às 21h00

Público-Alvo: Interessados na área, a partir de 14 anos

Nos tempos atuais, essa área ganhou importante papel como ferramenta para a criação de conteúdos audiovisuais. Esta atividade visa a criação e a produção de vídeos digitais, a partir das técnicas de interpretação teatral.

João André é Ator, Diretor Teatral e Publicitário. Bacharel em Artes Cênicas  pela Universidade Estadual de Campinas e Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Participou de inúmeros espetáculos e especializou-se em teatro, propaganda e marketing. Concluiu Doutorado em Artes da Cena na UNICAMP. É consultor de produção audiovisual e desenvolve projetos artísticos-culturais e pesquisas nas fronteiras entre atuação teatral e comunicação digital. 

 

MÚSICA 

 

OFICINA: BATERIA POPULAR DO ZERO - 15 vagas

Coordenação: Anderson Fernando Z

Período: 03/04 a 10/07 - quartas-feiras - 18h30 às 20h30

Público-Alvo: Interessados, a partir de 14 anos

A atividade aplicará o conceito da bateria e suas propriedades, além de trabalhar e apresentar o instrumento de forma simples e aplicável. A oficina é ideal para o público que deseja aprender a tocar levadas pop´s e brasileiras, além de desenvolver a coordenação motora e rítmica.

Anderson Fernando é ritmista e baterista pelo conservatório de Tatuí. Atua como professor em diversas escolas de música, além de orquestras no estado de São Paulo, como a OFSM e a OSLI. Hoje a maior parte de suas aulas e masterclass é sobre rítmicas e cultura popular brasileira.

 

OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO: COPO, COLHER E CORPO - 15 vagas

Coordenação: Lucas Barel

Período:  04/04 a 11/07 - quintas-feiras - 19h às 20h30

Público-Alvo: Interessados na área, com idade entre 8 e 12 anos

A oficina tem como objetivo proporcionar o aprendizado musical um pouco diferente. Os participantes irão brincar e jogar com a música, utilizando “instrumentos musicais não convencionais” e por meio dos ritmos brasileiros. Haverá escuta ativa das paisagens sonoras; percussão corporal; criação de instrumentos; cultura popular brasileiras e muita música.

Lucas Barel é educador, músico e produtor cultural; formado em História pela Universidade Metodista, leciona na rede SESI/SP; também trabalha na escola de Educação Infantil Jardim de Gabriel, com aulas de Musicalização Brincante e Cultura Popular. Estudou Percussão Popular no Conservatório de Tatuí e Educação Musical na UFSCar. É regente do grupo de Maracatu Tambores de Abantó e integrante fundador do Cakarecos, que trabalha com arte e cultura para a infância; participa de grupos de cultura tradicional e popular, como: CIA de Reis São Lucas, Semente do Jogo de Angola e Nação do Maracatu Leão da Campina.

 

O F I C I N A S   C U L T U R A I S  .  2024

PROGRAMAÇÃO EXTERNA

 

ARTESANATO 

 

OFICINA: CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM SUCATAS- 15 VAGAS

Coordenação: Elisabete Padovezi

Período: 06/04 a 08/06 - sábados - 10h00 às 11h30

Público-Alvo: Interessados, a partir de 10 anos

Local.: EMEIEF Prof. José Paulino de Araújo Vargas - Rua Adhemar Pereira de Barros, 310, Parque Hipolito.

O brinquedo confeccionado com recicláveis/sucatas, além de ajudar a preservar o meio ambiente, contribui para o desenvolvimento da criatividade da criança, do seu pensamento crítico e do aprendizado em relação ao desperdício (consequência do consumo exagerado). Estimular a criação de brinquedos usando a imaginação e a matéria prima dos materiais recicláveis, provando que a criatividade, unida à diferentes técnicas artísticas, podem sim, proporcionar diversão e alegria.

Elisabete Padovezi é Artesã, Artista Plástica, Educadora, Escritora e Ilustradora. Possui Licenciatura em Artes Visuais pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e Pedagogia pela UNIMEP. É representante da Câmara Setorial de Artes Visuais no Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Barbara D´Oeste. Além de ministrar aulas regulares e atividades com o foco na arte sustentável.  É proprietária e idealizadora do Espaço Cultural Arcanjo Miguel em Limeira.

 

DANÇA

 

OFICINA: NA PONTA DOS PÉS - BABY CLASS - 15 vagas

Coordenação: Giovanna Martins

Período: 04/04 a 04/07 - quintas-feiras - 17h30 às 18h30

Público-Alvo: Crianças, com idade entre 4 a 6 anos

Local: Casa da Cultura 2 - Rua Alberto Pelegrino, 37 - Jardim Vista Alegre

Estimular nas crianças seu desenvolvimento para o balé, auxiliando-as nos primeiros passos nessa modalidade, desenvolvendo  a criatividade, a socialização e a expressão dos alunos através da dança. Trabalhando atividades mais livres e lúdicas com passos iniciais do ballet de forma a desenvolver habilidades motoras e independência juntamente com a diversão.

Giovanna Martins é professora e bailarina de ballet clássico e flamenco, formada pela escola de Bailado Municipal de Santos, com experiência em ballet para crianças desde 2016, além de bailarina com estudo de dança flamenca e galega, pelo centro Espanhol de Santos.

 

ARTES PLÁSTICAS | PINTURA 

 

OFICINA DE PINTURA: TÉCNICA ACRÍLICA SOBRE TELA E SOBRE PAPÉIS - 15 vagas

Período: Elisabete Padovezi

Período: 06/04 a 22/06 - sábados - 13h00 às 15h00

Público-Alvo: Crianças, com idade entre 9 a 14 anos

Local: Paróquia Santa Ana | Centro Catequético Nossa Senhora do Carmo - Rua Augusto Merechi, 128 - Jardim Santa Amália

Técnica acrílica sobre tela e sobre papéis, com o objetivo de levar os participantes a conhecer e iniciar-se no mundo das artes plásticas, desenvolvendo a sensibilidade, percepção, criatividade, através do conhecimento e imersão nas técnicas e materiais.

Elisabete Padovezi é Artesã, Artista Plástica, Educadora, Escritora e Ilustradora. Possui Licenciatura em Artes Visuais pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e Pedagogia pela UNIMEP. É representante da Câmara Setorial de Artes Visuais no Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Barbara D´Oeste. Além de ministrar aulas regulares e atividades com o foco na arte sustentável.  É proprietária e idealizadora do Espaço Cultural Arcanjo Miguel em Limeira.

 

ARTES PLÁSTICAS | PINTURA 

 

OFICINA DE PINTURA: TÉCNICA ACRÍLICA SOBRE TELA E SOBRE PAPÉIS - 15 vagas

Coordenação: Elisabete Padovezi

Período: 04/04 a 07/07 - quintas-feiras - 18h30 às 20h30 (exceto dia 30/5 e 6 e 13/6 - não haverá aula)

Público-Alvo: Crianças, com idade entre 9 a 14 anos

Local.: Paróquia Imaculado Coração de Maria - Rua Professor Zeferino Vaz, 430

Vila Piza

Técnica acrílica sobre tela e sobre papéis, com o objetivo de levar os participantes a conhecer e iniciar-se no mundo das artes plásticas, desenvolvendo a sensibilidade, percepção, criatividade, através do conhecimento e imersão nas técnicas e materiais.

Elisabete Padovezi é Artesã, Artista Plástica, Educadora, Escritora e Ilustradora. Possui Licenciatura em Artes Visuais pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e Pedagogia pela UNIMEP. É representante da Câmara Setorial de Artes Visuais no Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Barbara D´Oeste. Além de ministrar aulas regulares e atividades com o foco na arte sustentável.  É proprietária e idealizadora do Espaço Cultural Arcanjo Miguel em Limeira.

 

MÚSICA 

 

OFICINA: MUSICALIZANDO A INFÂNCIA - 15 vagas

Coordenação: Marcos Lima

Período: 01/04 a 01/07 - segundas-feiras - 13h30 às 15h00

Público-Alvo: Interessados na área, com idade entre 8 e 12 anos

Local: EMEIEF Tenente AVIADOR Ary Gomes Castro - Rua Jacob de Gaspari, 

Bairro do Tatu.

Esta oficina visa a inserção da criança no mundo musical, através da musicalização e a partir de instrumentos musicais de percussão. Desenvolver a introdução à leitura rítmica em forma de partituras e a aplicação sonora em instrumentos musicais percussivos, utilizando músicas infantis atuais, com ritmos de fácil reprodução.

Marcos Lima é músico e luthier, é oficineiro de instrumentos musicais, com ênfase em reaproveitamento de materiais, no Núcleo Nova Vida, Limeira-SP, desde 2015. Foi professor de Percussão pela Escola Livre de Música, de 2004 a 2019.  É Empreendedor, Luthier dos ASALATOS MALI, comercializado a nível nacional.  É também gestor de Arte e Cultura, com especialização pela - UFRGS. 

 

O F I C I N A S   C U L T U R A I S  .  2024

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

 

Inscrições: ........................... A partir de 1 de julho

Horário: ................................ Segunda a sexta-feira - 9h às 12h e das 13h ás 17h30

 

MODA 

 

OFICINA DE MODA: VITRINE: DO ENCANTAMENTO AO LUXO - 30 vagas (15 por turma)

Coordenação: Mylena Arruda

Turma 1 

Período: 15 a 31/07 - segundas e quartas-feiras - 18h30 às 21h00

Turma 2

Período: 16/07 a 01/08 - terças e quintas-feiras - 18h30 às 21h00

Público-Alvo: Interessados a partir de 16 anos

Venha desenvolver habilidades para criar uma vitrine personalizada e cheia de identidade. A vitrine é o primeiro contato com a loja. Se você quer que o seu cliente se conecte e se identifique com os seus os seus produtos, ferramentas do Visual Merchandising são essenciais para começar a estrategizar a comunicação visual desse espaço. Esta atividade tem a finalidade de desenvolver o profissional para atuação autónoma e empreendedora nas diversas realidades comerciais da atualidade.

Mylena Arruda é Jornalista, Consultora de Imagem, Analista de Coloração Pessoal e Docente de Moda em cursos livres e de nível técnico no SENAC. Especialista em Design de Produtos de Moda pelo SENAI CETIQT, com experiência editorial em mercado de luxo, hoje atua com a educação e comunicação da imagem, promovendo autoconhecimento, empoderamento e liberdade na composição da identidade visual.