Revisão do Plano Diretor de Turismo é aprovado na Câmara Municipal

Revisão do Plano Diretor de Turismo é aprovado na Câmara Municipal
A Revisão do Plano Diretor de Turismo para o exercício 2024-2027 foi aprovada na última sessão da Câmara Municipal, na segunda-feira (29), por meio do Projeto de Lei Complementar N° 6/2024, de autoria da Prefeitura de Limeira.

Conforme a justificativa da proposta, o objetivo da revisão parte da necessidade de cumprir a Lei Complementar Nº 1.261/2015, que estabelece as condições e os requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico, considerando os temas e demandas atuais da sociedade, assim como o atendimento das questões técnicas inerentes ao processo de planejamento turístico.

Os trabalhos foram coordenados pela turismóloga e chefe do Setor de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Luciene Sizino, com o apoio do Conselho de Turismo (Comtur) e de técnicos da pasta. O documento apresentado segue uma estrutura lógica que interliga os diagnósticos, prognósticos, objetivos, resultados esperados e a proposição de programas, projetos e ações para a área.

De acordo com Luciene, dentre os principais objetivos, “o Plano Diretor envolve organizar o setor turístico, melhorar a qualidade de vida da população com a captação de recursos e fomentar a geração de emprego e renda por meio da atividade turística”.

O secretário de Desenvolvimento, Tito Almirall, durante a sessão, destacou a importância do projeto para Limeira. “As medidas a serem adotadas visam manter o município como uma cidade de interesse turístico, e essa posição faz com que o Governo do Estado repasse recursos direcionados ao turismo, que têm sido utilizados para reestruturar o Horto Florestal e o Parque Cidade”, comentou.

As demais disposições da Lei Complementar Nº 876/2021, que aprovou a Revisão do Plano Diretor de Turismo de Limeira 2021-2024, que não colidam com a revisão atual permanecem inalteradas.