Defesa Civil inicia plano de contingência e evacuação nas escolas municipais
BRIGADA ESCOLAR

A Defesa Civil de Limeira realizou na manhã desta quarta-feira (8) uma atividade de orientação referente a planos de contingência e de evacuação nas escolas da rede municipal de ensino. A atividade, de caráter inédito no município, foi destinada para gestores e funcionários dos estabelecimentos escolares. Participaram dois representantes por escola, que serão multiplicadores das informações.
O prefeito Mario Botion esteve presente no encontro. “Agradeço a presença de todos aqui. Estamos iniciando a construção de um plano para que as 82 escolas municipais tenham no futuro sua brigada. A participação dos multiplicadores dessas informações é fundamental”, declarou.
O curso foi ministrado pelo diretor da Defesa Civil, Anderson Martins, e pelo agente do órgão, Leonardo Lange. O plano de evacuação escolar é a ação de desocupação do prédio onde funciona o estabelecimento de ensino. O objetivo é prevenir a ocorrência de incidentes que possam provocar danos às pessoas, como desastres e eventuais ataques, segundo explica Martins.
Conforme Martins, é necessário um planejamento adequado à realidade de cada unidade, situação que deve agregar fatores como identificar pontos para saída emergencial e de retirada segura das pessoas que estão no ambiente escolar, para em seguida levá-las para um local em que estejam em segurança.
Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi explica que o encontro realizado hoje é a primeira etapa de um trabalho amplo. A próxima fase será a visita nas escolas por parte dos técnicos da Defesa Civil, para tratar o assunto de forma individualizada e também realizar simulações de ocorrências. Um passo seguinte será estender o plano para outras instâncias da administração municipal.
Botion lembrou que Limeira é uma das primeiras cidades do Estado a dar início a criação das Brigadas escolares. “É um avanço bastante significativo para o ambiente escolar e para a sociedade”, relata. Ele destacou o trabalho da Defesa Civil neste processo e anunciou que fortalecerá o órgão na parte estrutural. “É também fundamental que as crianças cresçam e levem conhecimento para o futuro sobre cada proposta de inovação que é implantada”, observou.
O secretário de Educação, André De Francesco, também participou do encontro.