Feira do Conhecimento divulga ações sustentáveis; evento vai até amanhã (26)

LUCA MOORE

Feira do Conhecimento divulga ações sustentáveis; evento vai até amanhã (26)

Você quer conhecer a história de Santos Dumont? A pergunta, da estudante Yasmin Beatriz de Lira Lima, de 10 anos, era dirigida com entusiasmo nesta sexta-feira (25) aos visitantes da V Feira do Conhecimento, da Emeief Profª Maria Apparecida De Luca Moore - unidade mantida pela Prefeitura de Limeira, que atende 1.100 alunos. Posicionada no primeiro estande da feira, Yasmin contava a vida desse mineiro, considerado o “pai da aviação”, enquanto mostrava imagens de seus projetos em um painel. O relato era continuado por seus colegas, Luis Guilherme Dias Lima e Thalia Oliveira Rodrigues, a quem coube revelar o trágico desfecho de um dos maiores inventores brasileiros. Santos Dumont matou-se em 23 de julho de 1932, no Guarujá, aos 59 anos de idade.

O espírito do conhecimento seguia pelo corredor principal até o pátio da escola, onde os alunos abordavam os visitantes para falar sobre a temática da feira: “Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Compromisso com a Vida”. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Juliana Souza, os trabalhos apresentados no evento foram desenvolvidos nas oficinas de Formação Complementar, que fazem parte do Projeto de Escola em Tempo Integral. ”Essa mostra é a consolidação do conhecimento adquirido pelos alunos, por meio de pesquisas, leituras e estudos de campo”, relatou. “É o momento em que o aluno pode compartilhar com a comunidade tudo o que aprendeu”, completou.

Quer aprender sobre as antas? Desta vez, a pergunta veio de Débora Lavínia da Silva, de 8 anos, uma aluna aplicada, que discorreu com desenvoltura os hábitos de vida do “maior mamífero terrestre brasileiro”. A estudante também explicou que a anta possui um papel importante na dispersão de sementes dos alimentos que consome, ajudando na preservação das florestas. “Os alunos estão trabalhando bastante aqui na feira, enquanto se divertem”, comentou Débora.

Um dos diferenciais desse ano foi a intensa participação de instituições parceiras, como o Museu de Zoologia da Fundação Hermínio Ometto (FHO), o Museu de Diversidade Biológica (MDBio) da Unicamp, do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP de São Carlos e Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Limeira. Diversas empresas aderiram à aventura do conhecimento para mostrar ações sustentáveis, como BRK, Arteris/Intervias, Papirus, Ajinomoto e Usina São João (Araras).

Instâncias da prefeitura também marcaram presença. A Divisão de Controle de Zoonoses aproveitou a oportunidade para divulgar informações sobre a prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, enquanto o Canil da Guarda Civil Municipal apresentou suas ações e falou sobre posse responsável.

Como a sustentabilidade é o conceito-chave da Feira de Ciências, a cooperativa de produtores do Assentamento Elizabeth Teixeira, localizada na região do Horto Florestal, expôs toda a qualidade de verduras e outros alimentos produzidos sem agrotóxico. “É muito importante mostrar um pouco do nosso trabalho”, frisou Elisdete Beckman, uma das produtoras do assentamento.

Posso falar sobre o cavalo marinho? Para quem tem interesse em aprender sobre animais aquáticos, biomas brasileiros, personalidades que revolucionaram a ciência e projetos sustentáveis, a V Feira do Conhecimento segue até este sábado (26), das 9h às 13h. O evento é aberto a toda comunidade. A programação inclui o “Encontro de Pets”, em que os visitantes poderão levar seus animais de estimação para participar de um desfile bem animado. A escola também fará coleta de óleo usado e de tampinhas plásticas. A Emeief Profª Maria Apparecida De Luca Moore fica na Rua Jorge Antônio, 60.