11 de maio de 2024

Semana dos Animais terá Trilha das Abelhas e Blitz Educativa

PRESERVAÇÃO

Semana dos Animais terá Trilha das Abelhas e Blitz Educativa

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira promove, de 2 a 6 de outubro, a Semana dos Animais 2023. A programação é diversificada e ressalta a necessidade de preservação de todas as espécies animais. Trilha das Abelhas, Blitz Educativa, passeio com animais do Lar Temporário e a exposição “Que Bicho é Esse?” estão entre as atividades agendadas. O evento integra um movimento mundial em defesa da vida animal, e ainda, faz referência ao Dia dos Animais, comemorado em 4 de outubro.

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, ressalta que os animais estão protegidos por leis no âmbito municipal, estadual e federal. Em Limeira, ela destaca a criação do Código Municipal dos Direitos dos Animais, que trata da preservação, saúde e bem-estar dos animais silvestres e domésticos. De autoria do Executivo, a lei 6.260 foi sancionada pelo prefeito Mario Botion em 2019.

Confira o cronograma de ações:

2/10 - Blitz Educativa

Atividade: orientação e conscientização de motoristas sobre a importância dos cuidados, combate aos maus-tratos, abandono e guarda responsável dos animais domésticos. Serão entregues kits com material educativo.
Local: proximidade da Cidade Universitária
Horário: das 8h30 às 10h

3/10 - Trilha das Abelhas

Atividade: alunos da Emeief Limeira fazem visita monitorada às colônias de abelhas-sem-ferrão no Parque Cidade. Os participantes irão aprender sobre biodiversidade, hábitos das abelhas, importância desses insetos para manutenção da vida terrestre e risco de desaparecimento.
Local: Parque Cidade de Limeira
Horário: haverá duas visitações, às 8h30 e às 16h

4/10 - DPBEA nas Escolas / Dia Mundial dos Animais / Dia dos Cães
Atividade: integrantes do Departamento de Bem-Estar Animal usam a linguagem do teatro para abordar a questão da guarda responsável de cães e gatos.

Local: CI Lia Maura Mattos Silveira, Av. Assis Brasil, 812 - Vila Camargo
Horário: das 8h30 às 11h

5/10 - Passeio com animais do Lar Temporário

Atividade: passeio voluntário com os cães tutelados pelo Lar Temporário da prefeitura. Os visitantes terão a oportunidade de oferecer banhos aos animais. A ação contará com a participação de pessoas atendidas pela Allic.

Local: Lar Temporário - Rua Prof. Solon Borges dos Reis, 251 - Campos Elíseos

6/10 - Exposição Que Bicho é Esse?

Atividade: Horto Florestal expõe coleções de penas, ovos, peles e pegadas preservadas aos estudantes da Emeief Dr. José Carvalho Ferreira
Local: Casa Ecológica, no Horto Florestal - Via Prefeito Jurandyr Paixão de Campos Freire, km 4
Horário: das 8h30 às 10h