Guias do IPTU 2024 começam a ser entregues; parcela única terá desconto de 5%

VENCIMENTOS EM ABRIL

Guias do IPTU 2024 começam a ser entregues; parcela única terá desconto de 5%

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Fazenda, inicia nesta sexta-feira (26) a entrega das guias do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Serviços Urbanos (TSU) de 2024. A distribuição é feita pelos Correios. O vencimento da primeira parcela e da cota única com desconto será de 10 a 19 de abril.

Secretário de Fazenda, José Aparecido Vidotti ressalta que, em 2024, o contribuinte que escolher pagar a parcela única do IPTU, até o vencimento, terá desconto de 5%. Neste ano, a Prefeitura emitiu 135.977 conjuntos de guias e a expectativa da Secretaria de Fazenda é arrecadar cerca de R$ 189,2 milhões.

Para melhor acompanhamento e organização do munícipe, as guias também informam se o contribuinte possui algum débito em dívida ativa. A pasta reforça que, desde 2022, as guias possuem novo visual. Além disso, o documento da parcela única também tem um novo layout. A alteração facilitará o descarte das guias relativas ao pagamento parcelado do imposto.

A Prefeitura de Limeira mantém convênios com cinco instituições bancárias para o recebimento do IPTU: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal, além dos correspondentes bancários (casas lotéricas).

NOVIDADES

Neste ano, o IPTU poderá ser pago por Pix. Segundo a Secretaria de Fazenda, o contribuinte que desejar pagar por este canal, deverá emitir a guia on-line (segunda via) do IPTU no site da Prefeitura de Limeira (www.limeira.sp.gov.br – no item/banner IPTU da página principal). A via terá um QRCode específico para pagamento via Pix.

Outra novidade do IPTU de 2024 é a melhoria na comunicação visual das doações para o Fundo do Corpo de Bombeiros (Febom) e o Fundo Municipal dos Direitos dos Animais (FMDDA). Agora, o espaço não estará mais nas guias, e sim em um QRCode na capa. O valor da doação é de R$ 25,00 e pode ser efetuado até 30 de dezembro de 2024.