Conferência do Idoso conta com ampla participação social e define propostas

PARTICIPAÇÃO

Compartilhe
Conferência do Idoso conta com ampla participação social e define propostas

A Conferência Municipal do Idoso de Limeira reuniu 371 participantes que debateram propostas voltadas aos direitos da pessoa idosa. O evento ocorreu na semana passada, no CAMPL, e teve como tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”. Ao todo, foram 75 sugestões, em cinco eixos temáticos: “Financiamento das políticas públicas”, “Proteção à vida, saúde e cuidado integral”, “Enfrentamento à violência e abandono”, “Participação social e protagonismo” e “Fortalecimento dos Conselhos de Direitos”. 

 

Entre as propostas aprovadas, se destaca a que reivindica que sejam reservadas mais vagas para pessoas idosas nos programas habitacionais, além da criação de “repúblicas” para essa população. Também foi aprovada a necessidade de mais fiscalização, identificação e aumento do número de vagas preferenciais em estacionamentos de via pública, bem como o fortalecimento da segurança no entorno de agências bancárias. Outra reivindicação que teve amplo apoio da plenária foi a promoção de capacitação aos profissionais que atendem idosos, com foco na identificação de casos de violência e violações de direitos.  

 

O educador social do Ceprosom, Igor Clayton dos Santos foi eleito delegado titular que representará o Poder Público na etapa estadual da conferência. A suplente é a assistente social Joice Patrícia Telles. Da sociedade civil, a titular é a primeira-secretária do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Rogéria Ap. Bassetto de Palma, e a suplente é Josiane Aparecida Pinto Silveira, que participa do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Ceprosom. 

 

De acordo com o presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, a conferência foi fundamental para garantir a participação democrática e reforçou o compromisso da cidade com o envelhecimento digno e ativo. “Observamos que houve forte engajamento coletivo na busca por melhorias sociais e pela construção de políticas eficazes e inclusivas”, frisou.