Encontro com empresários discute ações para atrair investimentos e qualificar mão de obra em Limeira

DESENVOLVIMENTO

Compartilhe
Encontro com empresários discute ações para atrair investimentos e qualificar mão de obra em Limeira

O prefeito Murilo Félix e o vice-prefeito, Fabiano D’Andréa, participaram na manhã desta quinta-feira (22), do Encontro Estratégico Limeira +20, iniciativa da Prefeitura de Limeira em parceria com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP). O evento, no hotel Zahara, contou com a presença do deputado estadual Rafa Zimbaldi, o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo Lopes, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Luciana Félix, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, os vereadores Estevão Nogueira e Felipe Penedo, e secretários municipais.

Murilo Félix deu as boas-vindas aos representantes das mais de 40 empresas e instituições que compareceram ao evento, destacando a importância do diálogo entre o setor público e os principais agentes econômicos da cidade. Ele agradeceu a participação de Rafa Zimbaldi e de Thiago Camargo, reconhecendo o papel estratégico que ambos desempenham na interlocução com o governo estadual. Além do prefeito, o diretor da InvestSP também fez uma apresentação, a respeito do trabalho desenvolvido pela agência.

Na sequência, o chefe do Executivo expôs o panorama das ações em curso e dos projetos voltados ao fortalecimento do ambiente de negócios. Ele ressaltou o atual momento de articulação com o Governo do Estado, centros de pesquisa e a Unicamp, o que tem resultado na formalização de convênios, envio de recursos e presença cada vez mais expressiva de Limeira nas pautas estaduais.

Entre as medidas apontadas estão a elaboração de uma nova lei de incentivos fiscais para estimular a instalação de empresas e a Revisão do Plano Diretor – em fase de consulta pública. Ele também citou o avanço nas tratativas com o Governo do Estado para instalação de uma unidade da Fatec no município. “Um dos cursos será na área de Tecnologia da Informação (TI)”, informou. Em relação à Unicamp, mencionou a articulação para a ampliação da oferta de cursos, como Relações Internacionais.

Outro destaque foi a atuação da Comissão Permanente de Orientação Técnica (Cotec), grupo multidisciplinar que atua no assessoramento técnico a projetos de mobilidade e infraestrutura, orientando decisões estratégicas que favoreçam a captação de investimentos.

Preparação para o trabalho
Em paralelo, falou sobre a recém-criada Secretaria de Valorização e Preparação para o Trabalho, estrutura que prevê a conexão entre trabalhadores e as demandas reais do mercado. Ainda nesse segmento, ele mencionou a criação do Centro de Preparação para o Trabalho - espaço dedicado à formação técnica de jovens e adultos, visando o ingresso e permanência no mercado de trabalho.

No campo estrutural, o prefeito abordou dois projetos logísticos considerados essenciais para o futuro da cidade: o aeroporto regional e o terminal intermodal. Segundo ele, há articulação com o Governo Federal e com a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado para viabilizar a implantação do aeroporto em Limeira, o que traria ganhos logísticos e atratividade para empresas de diversos setores.

Quanto ao porto seco, o município trabalha na identificação e viabilização de uma área adequada, com o objetivo de transformar Limeira em um polo de distribuição e exportação. “São iniciativas que colocam a cidade em um novo patamar de competitividade”, afirmou.

Encerrando a apresentação, o prefeito convidou o setor produtivo para colaborar ativamente na construção desse novo momento e colocou a Prefeitura de Limeira, sobretudo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, à disposição para apoiar novos negócios.

Também participaram do evento, a secretária-chefe de Gabinete, Daniela Lopes, representantes do Senai, Senac, Sebrae, o presidente da Acil, dr. Valmir Martins, o diretor titular do Ciesp Limeira, Renato Laranjeira, entre outras autoridades.