Excelência em Educação: 19 escolas municipais são premiadas em Limeira

REFERÊNCIA

Compartilhe
Excelência em Educação: 19 escolas municipais são premiadas em Limeira
O prefeito Murilo Félix e o secretário de Educação de Limeira, Antônio Montesano Neto, participaram na manhã desta sexta-feira (16), no Teatro Nair Bello, da entrega do Prêmio Excelência em Educação, concedido por meio de parceria entre o Governo Estadual e o Programa Alfabetiza Juntos SP. A iniciativa reconhece as escolas da Rede Municipal que atingiram as metas estabelecidas pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em 2024.
 
Das 40 unidades municipais avaliadas, 19 foram premiadas. Cada escola receberá R$ 100 por aluno matriculado, valor que deverá ser utilizado para ações voltadas à melhoria das condições escolares e dos resultados de aprendizagem.
 
Também estiveram presentes à cerimônia, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Luciana Félix, o vice-prefeito Fabiano D’Andréa, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, e os vereadores Mariana Calsa, Lu Bogo, Márcio do Estacionamento, Waguinho da Santa Luzia, Carlinhos do Grotta e Zé da Farmácia. Representando a área educacional, participaram a diretora pedagógica da prefeitura, prof. dra. Helenice Magalhães, a articuladora municipal dos Programas de Alfabetização, Janaína de Souza Silva, a diretora regional de Ensino de Limeira, Gilssara Bandeira, e a coordenadora do Programa Alfabetiza Juntos SP, Márcia Bernardes. 
 
Murilo Félix destacou a alegria pela premiação e ressaltou que a educação de Limeira tornou-se referência no Estado de São Paulo. “Se estamos hoje recebendo esse prêmio, é por mérito de professores, coordenadores e diretores das nossas escolas municipais”, afirmou. “Agradeço a cada um de vocês pela parceria”, completou o prefeito.
 
Expressando igualmente a satisfação pelo resultado alcançado, Montesano Neto lembrou que, entre os 645 municípios paulistas, Limeira foi um dos 72 a receber simultaneamente os prêmios Excelência Educacional e Avaliação de Fluência Leitora. “Esse desempenho se deve exclusivamente aos nossos educadores. Agradeço a todos que trabalharam, direta ou indiretamente, para que essa conquista se concretizasse”, afirmou. 
 
O Prêmio Excelência Educacional tem como base o Índice de Excelência Educacional (IEE), calculado a partir dos resultados do Saresp. Cada escola recebe uma meta individual, levando em conta a evolução das notas, a complexidade da unidade, o número de alunos, o nível de vulnerabilidade social e o regime de ensino (parcial ou integral). Já o IEE reconhece os 100 municípios que mais se destacaram no processo de alfabetização, com base nos melhores índices de fluência leitora. 
 
Durante o evento, Montesano anunciou que 57 escolas municipais também foram contempladas pelo Programa Cantinho da Leitura, do Governo Federal. Essas unidades receberão recursos para criação de espaços voltados ao contato direto das crianças com os livros, em escolas de Educação Infantil. “Sinto-me feliz e honrado por estar à frente da Secretaria de Educação. Espero que possamos continuar trilhando esse caminho de sucesso”, finalizou. 
 
A cerimônia foi abrilhantada por cerca de 60 estudantes do Ceief Prof.ª Maria Paulina Rodrigues Provinciatto, que realizaram uma apresentação de coral sob a regência do professor Simei Souza Campos. Também foi feita a leitura de uma “Moção de Reconhecimento” às escolas contempladas com o Prêmio Excelência em Educação. A iniciativa foi apresentada pela vereadora Mariana Calsa, em coautoria com o presidente da Câmara, Everton Ferreira, e pela Comissão de Educação do Legislativo, que além de Mariana Calsa, é composta pelos vereadores Nilton Santos e Waguinho da Santa Luzia.
 
Encerrando a programação, Márcia Bernardes proferiu a palestra “A importância do engajamento da rede nas ações do Programa Alfabetiza Juntos SP e os resultados do Saresp”.