Maioria na Administração Municipal, servidoras são homenageadas em evento no Edifício Prada

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Música, leitura de poemas e entrega de flores marcaram a homenagem às servidoras da Prefeitura de Limeira, pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março). O evento, realizado nesta sexta-feira, nos jardins do Edifício Prada, reuniu o prefeito Mario Botion, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank e o deputado federal Miguel Lombardi. As vereadoras Tatiane Lopes, Terezinha da Santa Casa, Mariana Calsa e Lu Bogo também prestigiaram a iniciativa.

Botion destacou que, atualmente, dos 7.364 postos de trabalho da Prefeitura de Limeira e do Ceprosom, 5.567 são ocupados por mulheres, o que representa 75% do quadro. “As mulheres é que dedicam seu trabalho e sua atenção às pessoas atendidas diariamente em vários setores da prefeitura, como escolas, unidades de saúde, serviço social”, frisou. “Vocês fazem o Serviço Público acontecer, por esse motivo, estou feliz de participar dessa homenagem”, completou o prefeito.

Roberta Botion, por sua vez, enfatizou que as mulheres são cada vez mais valorizadas e conquistam espaço em áreas que antes eram dominadas pelos homens. No entanto, observou que a luta por igualdade deve ser constante, ressaltando a importância de reforçar a corrente de solidariedade entre as próprias mulheres e de doar-se ao próximo. “Parabéns a todas vocês, mulheres”, afirmou a presidente do Fundo Social.

POEMAS

Um dos destaques do evento foi a leitura de poemas por três adolescentes atendidas pelo Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira (Campl): Beatriz Daiane dos Santos, Júlia Letícia Félix e Luana de Oliveira Guedes. Os poemas “Leves tons” e “Sou mulher” integram o livro intitulado “Permita que eu fale”, editado pelo próprio Campl. Já na área musical, a cantora Airine Pisseli apresentou as músicas “Dona de Mim”, da cantora pop Iza, e a tradicional “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

IGUALDADE

Falando sobre o “dom de conceber a vida”, em alusão às mulheres, Miguel Lombardi comentou sobre a alegria de participar da celebração em Limeira. “Vocês são guerreiras e sempre farão a diferença”, disse às servidoras presentes. O deputado federal defendeu a necessidade de as mulheres seguirem reivindicando a igualdade de direitos, e ainda, alertou para os índices de feminicídio. “A mulher precisa ser respeitada, cuidada e amada”, bradou.

A questão da violência contra a mulher também esteve presente no discurso de Erika Tank. “Se há tanto desenvolvimento, se nossa capacidade de transformar o mundo a nossa volta é tão grande, por que ainda temos tamanha violência contra a mulher?”, indagou a vice-prefeita. Ela também enfatizou que as mulheres devem ampliar a presença nos espaços de decisão. “Parabéns a todas vocês”, finalizou.

HOMENAGEM

Como reconhecimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido na Administração Municipal, Botion e Miguel Lombardi entregaram certificados a Roberta Botion, Erika Tank, Maria Aucélia Damaceno (presidente do Ceprosom), Marcela Siscão (secretária de Habitação) e Simone Zambuzi (secretária de Meio Ambiente e Agricultura).