Encontro reúne agricultores de Limeira e região no Horto Florestal
DIA DO AGRICULTOR

O Horto Florestal recebeu nesta sexta-feira (28) o “Encontro de Agricultores de Limeira e Região”. A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Defesa Agropecuária. O prefeito Mario Botion, a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, e o vereador Betinho Neves participaram da abertura do evento, que ainda contou com a presença do diretor da Cati de Limeira, Fernando Borboni, e do diretor da Unidade Regional de Defesa Agropecuária, Daves Cetin.
O evento foi realizado no “Dia do Agricultor”, comemorado em 28 de julho. A data foi instituída em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, em alusão ao centenário do Ministério da Agricultura. Para homenagear a atividade, a programação incluiu palestras relacionadas à citricultura, como controle do greening e controle biológico de pragas, e ainda, sobre linhas de crédito rural. Paralelamente, foram instalados estandes de 21 expositores, com apresentação de produtos e serviços voltados ao setor agrícola. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura fez distribuição de mudas de árvores nativas e prestação de serviço, como o Endereçamento Rural.
Botion deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da agricultura para a economia brasileira. O prefeito também falou sobre a intensificação das atividades de extensão rural desenvolvidas nesta administração. “O trabalho do agricultor está presente em todos os setores da economia, bem como na vida das pessoas”, afirmou. “Que a gente possa avançar sempre ao lado dos agricultores, proporcionando condições para que eles permaneçam no campo e continuem produzindo. Parabéns agricultor, pelo seu dia”, completou.
O papel da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura no apoio ao setor foi destacado por Simone Zambuzi. Ela afirmou que os técnicos da pasta contabilizam de 60 a 70 visitas a propriedades rurais todos os meses, levando conhecimento e oferecendo apoio à atividade. “Essa aproximação com o produtor é muito importante, ao desenvolver políticas públicas para o campo, evitamos problemas como o êxodo rural e o parcelamento irregular do solo”, comentou. A Feira do Produtor Rural, que ocorre todas as quartas no Parque Cidade, o programa de recuperação de matas ciliares e a parceria com as instâncias da Secretaria Estadual da Agricultura também foram lembrados pela secretária.”Só temos a agradecer aos homens e mulheres do campo”, frisou.
Também prestigiraram o evento, o presidente da Câmara Municipal de Iracemápolis, Valdenito de Almeida, o gestor de Agronegócios do Sebrae de Piracicaba, Renan D'Aragone, o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Limeira, Matheus Luís Docema, e integrantes do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal de Limeira.