Palestra alerta sobre maus-tratos e crueldade contra animais silvestres

ABRIL LARANJA

Palestra alerta sobre maus-tratos e crueldade contra animais silvestres

Servidores do Zoológico Municipal participaram, no Centro de Educação Ambiental do Horto Florestal, de palestra sobre maus-tratos e crueldade contra animais silvestres. O tema foi trabalhado pela campanha Abril Laranja, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, por meio do Departamento de Educação Ambiental.
Na atividade, ministrada pela médica veterinária do próprio Zoo, Ariane de Oliveira Bastos, os servidores receberam informações atualizadas quanto à retirada desenfreada dos animais de seus habitats naturais, situação que ocasiona a morte de milhares deles anualmente. A salvaguarda da biodiversidade e o papel de preservação e conservação de espécies desenvolvidos em centros de pesquisa zoológicos, também foram abordados durante o encontro.

COEXISTÊNCIA

Segundo a médica veterinária, devido à proximidade dos refúgios naturais com o meio urbano, muitos animais silvestres acabam entrando nesses espaços em busca de alimentos e abrigo. Ele citou os saruês, popularmente conhecidos como gambás, que, por terem se adaptado ao ambiente urbano, constantemente são encontrados em residências.

“Os saruês são importantes dispersores de sementes, controladores de pragas e facilmente confundidos com roedores, razão pela qual muitos são mortos quando avistados pela população”, salientou Ariane. “Porém, não devemos acuá-los ou espantá-los”, orientou. Ela esclareceu que, naturalmente, os saruês retornam a seus abrigos. “É importante manter sempre compartimentos de alimentos fechados para prevenir a presença desses animais”, acrescentou.
Ariane observou, ainda, que os saruês são protegidos pela legislação ambiental, tanto no âmbito federal e estadual, quanto no municipal, no caso, o Código Municipal dos Direitos dos Animais (Lei 6.260), instituído pelo prefeito Mario Botion em 2019.

Serviço:

Denúncias de maus-tratos devem ser encaminhadas pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) ou 190 (Polícia Militar).