Servidores da Divisão de Zoonoses recebem capacitação sobre animais agressores
APERFEIÇOAMENTO

A Divisão de Controle de Zoonoses de Limeira realizou ontem (28) o quarto dia de capacitação sobre manejo de animais agressores, com o adestrador e especialista em comportamento animal, Rogério Sandoval Silveira. Participaram do curso, servidores da Divisão que lidam com cães e gatos, como agentes de saúde, auxiliar geral, cuidadores de animais e médico veterinário. A iniciativa está prevista na Lei 6.747, sancionada pelo prefeito Mario Botion no ano passado, a partir de propositura da vereadora Tatiane Lopes.
A capacitação envolveu aspectos teóricos e práticos, tais como: conhecimento das espécies, linguagem corporal e necessidades dos animais, sinais de mau comportamento, manejo de animais com histórico de agressividade, controle do ambiente, entre outros.
A gerente da Divisão, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, ressaltou que a equipe da Zoonoses tem experiência no trato animal, incluindo cães com registro de mordeduras. No entanto, ela observou para a necessidade de aperfeiçoamento contínuo desses profissionais. “É importante oferecer a reciclagem técnica aos servidores que atuam nessa área, como forma de garantir o tratamento adequado do animal, e ao mesmo tempo, a segurança física dos nossos servidores”, comentou.