Acessibilidade
15 de maio de 2024

O acervo

captura_de_tela_inteira_15072017_173007-e1583760105678-768x429
Museu “Major José Levy Sobrinho” possui um acervo extremamente variado, formado a partir de doações de várias famílias locais, composto de artefatos isolados ou de coleções de diversas procedências acumuladas pelos doadores, representativos da história e da memória da cidade e região.

Em linhas gerais, destacam-se nas coleções itens como coleções de discos, fitas cassete e de vídeo; documentação textual, bibliográfica, iconográfica e cartográfica; animais taxidermizados, objetos de numismática, de caráter doméstico e etnográfico; mobiliário de espaços públicos e privados de Limeira e região, destacando-se os provenientes do Grupo Escolar Coronel Flamínio Ferreira de Camargo; equipamentos hospitalares da Santa Casa de Misericórdia de Limeira, objetos alusivos ao Movimento Constitucionalista de 1932. No acervo de artes plásticas, destacam-se obras de artistas locais, nacionais e internacionais, em especial o quadro Los Gatos, de Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo (1897-1976), e os prêmios de todas as edições do Salão Limeirense de Belas Artes (SBAL) e do Salão Limeirense de Arte Contemporânea (SLAC), de grande representatividade nacional.

Somando mais de 25 mil itens de variados gêneros (tridimensional, iconográfico, audiovisual, sonoro, textual e bibliográfico), o acervo percorre uma baliza cronológica que vai de meados do século XVIII aos dias atuais. Do ponto de vista da organização, o conjunto é dividido em coleções tanto artificiais quanto orgânicas que refletem a tipologia/função, a temática e a procedência.

O uso das imagens do acervo é livre para fins não comerciais, em consonância com a Lei nº 9610/1998.

Entre em contato em [email protected]

Conheça nosso acervo navegando por nossas coleções: