Consulado da Mulher abre inscrição para nova turma de programa sobre empreendedorismo
ALIMENTAÇÃO

Estão abertas as inscrições para o #EmpreendeMulher, programa do Instituto Consulado da Mulher, executado em parceria com o Fundo Social de Limeira. O curso terá duração de 15 meses, período em que as selecionadas participarão de oficinas sobre gestão administrativa e financeira, marketing, estratégia de vendas, precificação, boas práticas na manipulação de alimentos, sustentabilidade do negócio, entre outros. Ao final da formação, as participantes com bom desempenho poderão ganhar um produto da Consul.
Como pré-requisito, é preciso morar em Limeira, ser maior de 18 anos, estar empreendendo no ramo de alimentação há, no mínimo, seis meses, ter renda familiar de no máximo um salário-mínimo (para cada integrante da família) e acesso à internet. Serão selecionadas preferencialmente mulheres, devido à metodologia adotada, porém, homens também podem se inscrever. O endereço para inscrição é: (bit.ly/empreendemulher23). O prazo vai até 8 de setembro.
As mulheres convocadas iniciarão a primeira fase do programa, que ainda é seletiva. No período de 25 de setembro a 24 de novembro, elas participarão de oficinas presenciais e on-line e terão acesso a videoaulas. Passarão para a segunda fase, as participantes que tiverem no mínimo 75% de presença nas oficinas e entregarem as atividades propostas na primeira etapa do programa. A segunda fase, que consiste em assessoria de gestão, ocorrerá ao longo de 2024.
CASO DE SUCESSO
A confeiteira Lucélia Pereira Silva, de 59 anos, moradora do Jd. Santo André, foi uma das selecionadas para o #EmpreendeMulher do ano passado. Atuando há 20 anos no ramo, com a marca Lucélia Doces, ela contou que faltava a visão de empreendedora para gerir o próprio negócio, cujo carro-chefe eram os pães de mel. “Tinha talento para a confeitaria, mas nunca estudei sobre empreendedorismo”, disse.
A partir do programa, Lucélia adquiriu “mais confiança” e resolveu diversificar os produtos, investindo em opções veganas. “Minhas vendas aumentaram 160%”, relatou. Ela destacou, ainda, que a iniciativa do Consulado da Mulher é bem abrangente e inclui conceitos essenciais à gestão de negócios, como movimento de caixa, marketing, elaboração de preço do produto, entre outras. “Me sinto agora encorajada a arriscar e investir no desenvolvimento de novos produtos”, finalizou.