15 de maio de 2024

Obelisco na Praça Toledo Barros em homenagem à Independência do Brasil completa 100 anos

Em 17 de agosto de 1922, o então Prefeito Sr. Sebastião Barbosa de Toledo decretou uma resolução para que levantassem um símbolo na Praça Toledo Barros que comemorasse o primeiro Centenário da Independência do Brasil, conforme demanda da população limeirense à época. Com isso, foi lançado solenemente a pedra fundamental no local, no dia 7 de setembro de 1922, com a presença de autoridades municipais, de atiradores do Tiro de Guerra, de estudantes de escolas de Limeira, da Banda Henrique Marques e de populares.

De acordo com o livro lançado em 2017 “Eles Vieram Para Ficar”, do escritor Reynaldo José Gatti Busch, pessoas que participaram do evento na ocasião afirmaram que uma grande caixa de tijolos e cimento fora construída no subsolo, dentro da qual continha uma caixa de latão com diversos jornais, revistas e manuscritos de alunos das escolas de Limeira, que aludiam àquela época para que fossem conservados à posteridade.

O Obelisco só foi oficialmente inaugurado três anos mais tarde, em 7 de setembro de 1925, conforme foto. O evento contou, novamente, com a presença de autoridades, alunos das diversas escolas da cidade e também parte dos munícipes, que assistiram ao discurso do professor Octávio Lopes Castello Branco, enaltecendo o monumento. Fato curioso é de que “…o sol forte e a longa solenidade fez com que alguns estudantes presentes se sentissem mal, com alguns chegando a desmaiar.” (BUSCH, p.p 110).

Porém, tal fato não tirou a beleza da solenidade que inaugurou o monumento que perpetua a emancipação política do Brasil, e completa 100 anos nesta quarta-feira (7 de setembro).