03 de maio de 2024

Serviço de LGPD comunica ataque hacker na Educação; cidadão não sofre danos

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que foi vítima de crime cibernético no dia 4 de novembro de 2023, e os dados de um servidor interno de arquivos foram criptografados,o que deixou indisponíveis alguns serviços como acesso à internet, sistema de chamadas internas e arquivos internos de uso da secretaria.

A Prefeitura esclarece também, que, logo após a constatação do ato criminoso, foram realizadas análises rigorosas pelas equipes de Tecnologia de Informação e Proteção de Dados, confirmando que o município e o titular de dados não tiveram nenhum prejuízo financeiro ou risco relevante.

Além disso, todas as medidas policiais e administrativas foram tomadas para identificar os responsáveis pelo ato criminoso. No campo criminal, um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil.

Com as autoridades notificadas do fato, os mecanismos de proteção de dados e segurança da informação estão sendo reforçados.

A Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal de Limeira repudiam a atitude criminosa e lamenta o incidente.

Qualquer dúvida relacionada ao incidente de segurança, entrar em contato com o controlador, na Secretaria Municipal de Educação de Limeira. O telefone é (19) 3404-2438, ou diretamente para o encarregado de Proteção de Dados, no e-mail [email protected]

O Jornal Oficial do Município publicará na edição desta terça-feira (14) comunicado sobre a ocorrência.