17 de maio de 2024

Centro de Ciências e Cultura

CENTRO DE CIÊNCIAS
O Centro de Ciências e Cultura Professor Osvaldo Roberto Leite, equipamento cultural que compõe o complexo cultural da Secretaria da Cultura de Limeira, é um espaço de educação não formal, com a finalidade de apresentar a ciência na prática. O espaço é um colaborador do professor para ilustrar, na prática, conceitos e definições científicas e um espaço para o público em geral conhecer um pouco mais sobre o universo científico. Os instrumentos e os nichos expositores explicam, ao longo de um percurso guiado por jovens universitários, o funcionamento de diversos instrumentos que formam a base do conhecimento da ciência moderna. Possui uma sala ambientada em homenagem ao grande compositor brasileiro Villa-Lobos, mostrando a arte e a técnica da composição musical. Fundamentos da Biologia, Física, Química e Matemática compõem cenários lúdicos que tornam o ambiente atraente e agradável para os estudantes bem como para os adultos curiosos em saber mais sobre a natureza e seus fenômenos de forma interativa.
O Centro de Ciências mantém, ainda, parcerias com institutos brasileiros de grande expressão na área da ciências e notórios na produção científica, garantindo ao público a oportunidade de conhecer temas expostos em grandes centros urbanos:

A CIÊNCIA PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES
Aborda a história da ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil, e demais os países membros. O desenvolvimento sustentável, a redução das desigualdade entre os seres humanos são os temas apresentados para reflexão e discussão. A mostra é composta por vídeos educativos e painéis que ilustram esses temas.
Realização: Parceria do Ministério Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações com a Prefeitura de Limeira/ Secretaria de Cultura.

PELOS CAMINHOS DO SUS
Trata-se de uma proposta educativa que aborda o histórico do Sistema Único de Saúde-SUS de forma lúdica, com a finalidade de informar a população, mostrar os avanços da saúde no país e indicar os desafios do sistema. A exposição explora uma linguagem urbana, com elementos de construção civil, uma alusão a um sistema que ainda está em construção.
Realização: Parceria do Museu da Vida - Fundação Oswaldo Cruz e Prefeitura de Limeira/ Secretaria de Cultura.

MUSEU DE PALEONTOLOGIA E ESTRATIGRAFIA - DR. PAULO MILTON BARBOSA LANDIM
O Museu de Paleontologia e Estratigrafia é um elo entre pesquisadores e coletividade, incentivando o espírito científico e a inclinação para a Ciência. Utilizando o Museu como administrador de coleções, a Universidade Estadual Paulista-UNESP, presta um inestimável serviço ao patrimônio científico do Estado de São Paulo, não apenas fomentando novas pesquisas, mas também expondo suas coleções e tornando-as acessíveis ao público leigo. É uma permanente casa aberta da Universidade Estadual Paulista, para a difusão das Ciências Geológicas.
Realização: Parceria da Unesp Rio Claro e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

LEONARDO DA VINCI - AS MARAVILHAS MECÂNICAS
Essa mostra vem exemplificar, através de alguns dos projetos de Da Vinci, como a sua visão foi revolucionária. São divididas em quatro áreas, simbolizadas pelos quatros elementos da natureza (ar, água, fogo e terra), apresenta maquetes, textos e imagens que justifica sua fama de um dos maiores gênios da humanidade.
Realização: Parceria M.A.S.T. e Prefeitura de Limeira/Secretaria de Cultura.
O horário de funcionamento: segunda à sexta-feira das 8h às 17h ( horário comercial)

Visitas:
O espaço oferece visitas guiadas
Manhã: às 9h para as escolas com agendamento
Tarde : às 14h e às 15h para escolas e público em geral
Obs: Todas as visitas são acompanhadas por um colaborador do espaço.

Mais informações:
Centro de Ciências e Cultura Prof. "Osvaldo Roberto Leite" .
Rua José Botelho Veloso, s/n. Vila São João - Limeira/SP
Parque Cidade - Prof. "Ary Apparecido Salibe".
Email: [email protected]